.....

Banco de Redações

Tema: Privatização do saneamento básico

Redação enviada em 10/08/2020

PUBLICIDADE

Desde a antiguidade, (Sem vírgula) o homem aprendeu que a água suja e o acúmulo de lixo disseminam doenças. Deste modo, era preciso desenvolver técnicas para obter água limpa e livrar-se dos resíduos. Foi assim que surgiu a ideia de saneamento básico. No Brasil, o saneamento básico é um direito assegurado pela Constituição e pela Lei n. 11.445/2007. Nesta quarta-feira (24) o Senado aprovou um novo marco legal que privatiza o saneamento básico. Entretanto no Brasil, grande parte da população não tem acesso à rede de água ou de esgoto, permitindo que fiquem mais expostos e vulneráveis. (Melhore a apresentação das discussões iniciais. Formule a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) A falta de saneamento afeta a vida de muitos brasileiros, pois sem o devido tratamento da água, (Sem vírgula) muitos sentem a necessidade de comprar água, contudo para aqueles que, (Sem vírgula) não tem essa possibilidade, por não ter dinheiro, (Sem vírgula) acaba consumindo a água sem tratamento. De acordo com o Instituto Trata Brasil, cerca de 83% dos brasileiros recebiam água tratada em 2016, deixando 35 milhões de pessoas sem abastecimento de água potável e cerca de 48% ou mais de 100 milhões de pessoas, não tem seus rejeitos domésticos coletados (Melhore a apresentação das discussões). Esse cenário revela a extrema importância do acompanhamento dos órgãos governamentais nas comunidades brasileiras. Ausência desses serviços, nas periferias e lugares mais vulneráveis da cidade, despertar novos problemas sanitários, como o agravamento de epidemias, deixando a população mais exposta a vírus e bactérias que desencadeiam enfermidades potencialmente fatais. A exemplo da leptospirose que é uma doença infecciosa transmitida ao homem pela urina de roedores. Além de verminoses, que é a infecção por vermes que normalmente se dá pela ingestão de água ou alimentos contaminados. (Reestruture as discussões apresentadas. Não compreende a estrutura do texto)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Como também, a proposta de privatização do saneamento acaba com o subsídio cruzado, quando um município mais rico subsidia os mais pobres (Reformule essa discussão). As consequências para a população serão tarifas mais caras, menos investimento em tratamento de esgotos, mais desperdício de água. Isto é, a privatização aumentara a restrição da população mais pobre de ter uma vida mais digna e beneficiará as empresas privadas a ter mais lucro. (Argumentação limitada)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Em suma dos fatos concluo (Evite o uso de primeira pessoa) que há necessidade de medidas para deliberar problemas nas comunidades. É improtelável que os órgãos governamentais (Boa. Apresenta o agente) façam parcerias com outras empresas do ramo de saneamento básico para aumentar a concorrência de empresas e assim apresentar condições favoráveis, trazendo menos custo para a população. Mas também, expansão da rede de saneamento nas regiões periféricas, e assim por fim, (Sem vírgula) as dificuldades existentes. 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Reestruture e desenvolva as discussões de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES