Estratégia econômica da privatização do saneamento básico

Banco de Redações

Tema: Privatização do saneamento básico

Redação enviada em 10/08/2020

PUBLICIDADE

Cerca de 35.530.000 milhões de pessoas não têm acesso a água potável, segundo dados do SNIS- Sistema Nacional de Informações do Saneamento. Seletiva e Capitalista. A privatização do saneamento básico reforça o abismo econômico entre a população, visto que as regiões periféricas não são beneficiadas por essa medida, da mesma forma que aumenta os custos na conta de água. Portanto, a política de privatização é uma estratégia econômica, e não meramente garantir a universalização dos serviços públicos. (Não formulou a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Vale salientar que as regiões periféricas não são beneficiadas por essa medida, posto que é perceptível que os investimentos no tratamento de esgotos e para levar água serão majoritariamente direcionados a camada mais alta da população. Não obstante, defensores da privatização do saneamento básico, como o senador Tasso Jereissati, acreditam que seria uma forma de atrair investimentos ao setor, democratizar os serviços básicos e garantir vantagens sociais. No entanto, a desigualdade social é um problema histórico estrutural sustentado pela má distribuição de renda, em que segundo o UOL, o Brasil é o sétimo país mais desigual do mundo, assim, reforça o beneficiamento da elite, ao desfrutar dos elementos básicos da população. (Delimite e explore mais o argumento)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Paralelamente, a “desestatização” das empresas de saneamento básico aumenta os custos da conta de água, visto que o valor investido por empresas privadas no serviço exige maior verba , e consequentemente , o aumento no valor da conta. Em contrapartida, apoiadores desse projeto, destaca que o valor da água independe de ser um trabalho estatal ou privado, justamente por o pelo acesso a água ser remunerado mesmo isento da privatização. Assim, o alto nível de investimentos da política de privatização do saneamento básico encarece a conta de água. (Argumentação limitada)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) A privatização do saneamento básico reforça o abismo econômico entre a população. Logo, é dever do ente estatal ou da iniciativa privada (Vírgula) a quem for outorgado o serviço, (Boa. Apresenta o agente) garantir maior qualidade de vida para a população , especialmente aquelas da classe baixa, ao dar o tratamento adequado aos esgotos coletados; além deles terem o compromisso unirem de investir nesse setor (Melhore a construção de sentido), de forma a melhorar a gestão e estender esses benefícios essenciais para a outra parte da população : a esquecida.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES