Desafios Enfrentados pelo Saneamento Básico... - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 10/08/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Declaração Universal dos Direitos Humanos- promulgada em 1948 pela ONU (Desenvolva a sigla)- assegura a todos os indivíduos o direito à educação e ao bem-estar social.Entretanto,quando se refere à população brasileira, boa parte dela não usufrui de um sistema de saneamento básico de qualidade,uma vez que, de acordo com o SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) 17% da população não tem acesso à água tratada. Portanto,torna-se nítido que a falta de investimento governamental, como também a priorização de empresas de grande porte por lucro, (Sem vírgula) expressam-se como as causas da impasse. (Boa. Contextualiza o tema e apresenta a tese)

(Boa estratégia coesiva) É relevante abordar, primeiramente, que o precário custeio financeiro nos setores de saneamento básico é fator determinante para a permanência do problema.Acerca disso,o artigo 5º (Vírgula) da Constituição Federal de 1988,defende o direito pleno de qualquer cidadão.Todavia,por mais que os serviços básicos, como por exemplo, abastecimento de água e tratamento de esgoto sejam garantidos constitucionalmente,existe a segregação de pessoas nas periferias urbanas e áreas rurais,que vivem em péssimas condições de higiene pessoal,o que (Vírgula) por fim,ocasiona problemas de saúde a essa parcela da população.Dessa forma,verifica-se a urgência de uma solução. (Discussões pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas)

(Boa estratégia coesiva) Paralelo a isso,outro fator relevante da questão é o individualismo das organizações empresariais por dinheiro. Nesse contexto,Émile Durkheim,importante filósofo, descreve que nosso egoísmo é, em grande parte,produto da sociedade.Não distante desse pensamento, é perceptível como o egoísmo influência nas decisões das grandes empresas,já que,muitas vezes,a busca incessante por lucro se sobrepõe a questões públicas, tendo como exemplo,o saneamento básico que não é estimulado monetariamente pelo Estado,posto que,ele se mostra negligente a essa temática de grande importância para o bem-estar dos brasileiros. (Melhore a progressão de ideias)

(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto,é indubitável que medidas sejam tomadas para atenuar o problema.Logo,é imprescindível que o Governo Federal (Boa. Apresenta o agente), na figura de provedor do lazer e bem-bem estar bem-estar social da população, deve promover maior investimento financeiro no setor de saneamento básico, por meio de redistribuição dos impostos arrecadados,com a finalidade de melhorar a qualidade de vida da população brasileira.Tal ação deverá ser efetivada de acordo com a realidade de cada cidade e fiscalizada por responsáveis da área.Além disso,o Estado deve (Vírgula) também, promover incentivos fiscais para as grandes empresas,contribuindo (Vírgula) assim,para que elas invistam nos setores públicos carentes do país. Com isso,espera-se futuramente que o direito pleno dos cidadãos, defendido pela Constituição seja concretizado na prática.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200