Privatizar o saneamento básico?

Banco de Redações

Tema: Privatização do saneamento básico

Redação enviada em 10/08/2020

PUBLICIDADE

A sociedade feudal na Idade Média foi um período marcado pelos camponeses sendo impedidos de terem acesso a diversos recursos, entre eles o saneamento básico, o que acarretou a surtos epidêmicos (Reestruture essa discussão). Atualmente, isso ocorre no Brasil no qual, (Sem vírgula) muitos brasileiros não possuem saneamento básico, além de que privatizar este recurso é prejudicial a população principalmente periférica por ser direcionada a responsabilidade ao Estado. (Melhore a progressão de ideias e apresente a tese)

(Boa estratégia coesiva) Primordialmente, mais 30 milhões de brasileiros são excluídos do direito à água tratada e 50% da população não possuem acesso a tratamento de esgoto. Além de, (Sem vírgula) causar diferentes doenças advindas desses meios básicos a população, sendo prejudicial à saúde e a infraestrutura. (Problemas na construção de sentido e argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, de acordo com Thomas Hobbes é dever do Estado o bem-estar da população. A escassez de recursos essenciais em sua maioria na periferia (Problemas na construção de sentido), regiões na qual a população necessita desses meios.A privatização aumentaria o custo destinado a tal e segregaria as pessoas de rendas mais baixas, impossibilitando-as do acesso a seus benefícios. (Argumentação limitada)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Para que haja a melhora na disponibilização do saneamento básico urge que o Tribunal de Contas da União (Boa. Apresenta o agente) forneça um fundo de capital ao Ministério da Infraestrutura para aumentar os fundos financeiros, por meio de projetos sociais nas áreas periféricas, pois são as mais afetadas. Espera-se com essa medida a diminuição da desigualdade do saneamento básico. (A proposta não está completa. Reestruture)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e articuladas por meio de um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES