Privatização em pauta

Banco de Redações

Tema: Privatização do saneamento básico

Redação enviada em 10/08/2020

PUBLICIDADE

A privatização é uma prática na qual uma instituição que integra o patrimônio público é transferida para o setor privado, usando dispositivos como leilões, venda de ações ou outros previstos na Constituição. Neste viés, o saneamento básico no Brasil, serviço composto por esgotamento sanitário, limpeza das cidades, recolhimento de lixos, esgotamento sanitário e instalações de abastecimento de água potável, (Sem vírgula) é muito deficitário e prejudicial à vida e à saúde da população, sendo a privatização um caminho para melhorar esta situação. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que contribuem com a questão, como a insuficiência das leis e a falta de investimentos do Governo. (Boa. Contextualiza e apresenta a tese)

(Boa estratégia coesiva) De fato, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos em virtude da insuficiência legislativa. Nessa ótica, em 2007 foi publicada a Lei 11.445 que estabelece as diretrizes nacionais e a política federal para o saneamento básico, (Sem vírgula) serviços indispensáveis para a sociedade. Entretanto, essa lei não obteve nem metade do seu conteúdo cumprido, deixando parte da população sem rede de água e esgoto, sem acesso a água potável e ainda exposta a um ambiente suscetível a doenças. Assim, a lei enfraquecida dificulta a mudança deste triste cenário. (Argumentação limitada)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a carência de investimentos governamentais é outro fator que impossibilita a resolução da problemática. Segundo Karl Marx, em uma sociedade capitalista o centro é o capital. Nesse cenário para resolver o problema é preciso investimento. No entanto, a realidade do saneamento básico no Brasil revela graves situações, como quase 20% da população sem água tratada e ainda mais da metade do esgoto sem tratamento, segundo dados do Serviço Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Desse modo, a ausência de investimento financeiro torna esses serviços precários e desfavoráveis ao país. (Argumento válido)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para alterar este cenário, sendo a privatização uma possibilidade de melhoria. Para isso, o Governo Federal (Boa. Apresenta o agente) deve estabelecer concessão temporária dos serviços de saneamento básico, por meio de um contrato com empresa privada, a fim de que a população tenha água tratada em todas as residências, bem como o tratamento de toda a rede de esgoto. Nesta ação, seria importante criar um cronograma para realização dos serviços nas cidades e periferias. Somente assim, a população poderá usufruir de uma melhor qualidade de vida. (Boa. Apresenta a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Excelente produção textual. Mantenha os aspectos positivos, pois você está no caminho. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     900


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES