A privatização do saneamento básico, (Sem vírgula) vem sendo um problema constrangedor diário aos que convivem com essa falta de desperdícios de águas não tratadas como vemos várias ruas com esgotos à céu aberto colocando em risco as pessoas, o fato de não fazer o tratamento adequado à água gera desconforto entre os habitantes que convivem com esse desprezo, que é um direto do cidadão. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) O motivo por não terem acesso a água tratada, (Sem vírgula) são causadas por obras maus mau feitas e não terminadas (Vírgula) ou até mesmo não começadas sendo responsáveis por empresas do Estado, o deslecho e a falta de estruturas econômicas das cidades fazem com que elas não sejam reaproveitadas. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Contudo essas falhas apresentadas prejudicam tanto a saúde dos habitantes quanto o meio ambiente, soluções para esses fatores mudaria a rotina de todos quanto ao bem-estar (Melhore a apresentação dessa discussão),e principalmente não causaria impactos ao ambiente. (Argumentação limitada)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Por isso que devemos ter acesso a esses serviços para que a qualidade de vida sejam melhorada e que sejam reconhecidos as necessidades que cada um sofre, sendo voltados os impostos que todos nós pagamos para ter acesso aos serviços de saneamento básico. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |