privatização do saneamento básico - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 10/08/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A crise sanitária gerada pela pandemia do Covid-19 tem evidenciado, cada vez mais, a desigualdade no acesso ao saneamento básico (Melhore a apresentação dessa discussão). Desse modo, a privatização de seu serviço é uma forma de isentar o governo de responsabilidade de promover seu acesso universal ao Brasil. Nesse sentido, é válido ressaltar a irresponsabilidade governamental e a perpetuação da falta de democratização de uma minoria sem poder aquisitivo de possuir recursos sanitários. (Boa. Apresenta a tese)

(Boa estratégia coesiva) Inicialmente, cabe abordar a insuficiência do poder público em gerar acesso igualitário do saneamento básico, o qual encontra alternativa em privatizar seu fornecimento. Em meio a isso, de acordo com a Constituição Federal - que assegura os direitos dos cidadãos brasileiros - é dever do Estado prover de infraestrutura básica de higienização. Em paralelo, a privatização desse sistema torna legítimo a falta de atuação do poder público em proporcionar à população, sobretudo comunidades carentes, a qualidade de uma estrutura sanitária. (As discussões precisam ser mais exploradas)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a privatização do saneamento básico perpetua a desigualdade de adesão à população encarecida de riqueza econômica. Consoante a isso, uma pesquisa divulgada pela IBGE (Desenvolva a sigla) mostra que quase metade da população brasileira não tem acesso a esgoto e água tratada, sendo usada, muitas vezes, de forma irregular. Logo, se essa parcela da sociedade não possui todos esses serviços essenciais, indubitavelmente, com sua privatização, a restrição a esses bens será ainda mais penetrado na realidade social dessa minoria exposta à insalubridade. (Reestruture e desenvolva mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) É necessário, portanto, antes de mais nada, democratizar o acesso ao saneamento básico, para que, assim, possa privatizar seu sistema. Diante disso, urge ao governo (Boa. Apresenta o agente) que faça investimentos nesse setor, por meio de recursos hídricos, sanitários e instalações sendo ofertados gratuitamente aos que não possuem condições socioeconômicas, com o apoio de instituições, como a Sabesp. Espera-se, com isso, que toda população brasileira possua estrutura sanitária digna, e que, assim, o governo possa recorrer a privatização do saneamento básico sem sustentar a desigualdade social existente.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200