A falta de saneamento básico no Brasil tem sido também um problema de saúde pública em comunidades que não têm o acesso adequado a esse serviço. Diante desse quadro, torna-se necessária uma intervenção mais eficaz do que a já existente e uma alternativa viável seria a sua privatização. (Melhore a apresentação das discussões iniciais. Formule a tese)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) A falta de investimentos nesse setor administrado (Vírgula) quase em sua totalidade pelo poder público (Vírgula) tem levado cerca de 100 milhões de pessoas a não terem acesso ao esgoto tratado e cerca de 35 milhões a não terem acesso à água potável. (Argumentação limitada)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Seguindo um modelo de privatização bem sucedida como o da Telemig (Vírgula) em Minas Gerais (Vírgula) que gerou um maior e melhor acesso a telefonia fixa e móvel à população do estado, a privatização do saneamento básico gerará mais investimentos, e mais concorrência (Melhore a apresentação dessa discussão). Logo, um atendimento adequado a populações não assistidas e que são potenciais consumidoras. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Por todos esses aspectos, a privatização do saneamento básico torna-se necessária. As empresas usariam das estruturas de tratamento e distribuição já prontas e onde estas não existem, (Sem vírgula) entrariam recursos financeiros do Estado visando auxiliar nos custos da execução das obras e assim baratear o repasse aos consumidores. Este, só teria que escolher a empresa de saneamento que melhor o atende. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento, de movo a evitar uma abordagem limitada do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |