Privatização: uma opção viável e necessária

Banco de Redações

Tema: Privatização do saneamento básico

Redação enviada em 10/08/2020

PUBLICIDADE

A falta de saneamento básico no Brasil tem sido também um problema de saúde pública em comunidades que não têm o acesso adequado a esse serviço. Diante desse quadro, torna-se necessária uma intervenção mais eficaz do que a já existente e uma alternativa viável seria a sua privatização. (Melhore a apresentação das discussões iniciais. Formule a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) A falta de investimentos nesse setor administrado (Vírgula) quase em sua totalidade pelo poder público (Vírgula) tem levado cerca de 100 milhões de pessoas a não terem acesso ao esgoto tratado e cerca de 35 milhões a não terem acesso à água potável. (Argumentação limitada)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Seguindo um modelo de privatização bem sucedida como o da Telemig (Vírgula) em Minas Gerais (Vírgula) que gerou um maior e melhor acesso a telefonia fixa e móvel à população do estado, a privatização do saneamento básico gerará mais investimentos, e mais concorrência (Melhore a apresentação dessa discussão). Logo, um atendimento adequado a populações não assistidas e que são potenciais consumidoras. (Argumentação limitada)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Boa estratégia coesiva) Por todos esses aspectos, a privatização do saneamento básico torna-se necessária. As empresas usariam das estruturas de tratamento e distribuição já prontas e onde estas não existem, (Sem vírgula) entrariam recursos financeiros do Estado visando auxiliar nos custos da execução das obras e assim baratear o repasse aos consumidores. Este, só teria que escolher a empresa de saneamento que melhor o atende. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)

Comentários do corretor


Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento, de movo a evitar uma abordagem limitada do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES