A questão da privatização do saneamento básico no Brasil - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 10/08/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A privatização do saneamento básico é um tema colocado em pauta na hodierna conjuntura social, e que detém grande importância. Tal afirmação é corroborada pelo fato de que a presença desse tipo de saneamento é fundamental à manutenção da qualidade de vida dos brasileiros. Diante disso, em decorrência do hodierno quadro social, privatizar o saneamento básico pode ser uma ameaça ao seu acesso no país, já não abastoso (Reveja a seleção lexical) por parte da população. (Apresente a tese com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) A priori, salienta-se que, de acordo com dado do levantamento feito pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), somente 46% do esgoto no Brasil passa por tratamento. Isso indica que a área sanitarista, ainda com o investimento do Estado, sofre, presentemente, com a precariedade de abrangência de sua efetivação, conforme a análise do que foi sobredito. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) A posteriori, é nitidificado  (Reveja a seleção lexical) que não é pequena a parcela de cidadãos que fica à mercê da diligência governamental no que diz respeito ao saneamento que é básico, aliás (Melhore a construção de sentido). Nesse viés, o conceito de Aristóteles,  de "dar desigualmente aos desiguais", não é aplicado, na íntegra. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Nesse sentido, é válido ressaltar que a falta de saneamento básico pode afetar diversos âmbitos da vida de um indivíduo, dentre eles, sua saúde, por exemplo. Dessarte, em um país que apresenta, infelizmente, um histórico marcado pela ganância humana, a privatização do saneamento básico pode representar o favorecimento da elite. (Reestruture as discussões desse parágrafo)

(Boa estratégia coesiva) Mediante ao exposto, urge que sejam avaliados, por parte de autoridades estatais, os já pouco evidentes benefícios de se privatizar o saneamento básico. Frente a isso, com o fito de propiciar, mesmo que minimamente, melhoria em relação à realidade vivenciada por muitos brasileiros, torna-se mister que a decisão da privatização supracitada seja pesada criteriosamente. Assim, ainda que em pequena escala, o conceito de Aristóteles, juntamente a mais ações eficazes de caráter sanitarista básico, seriam colocados em prática. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões por meio de um planejamento textual, de modo a evitar uma abordagem limitada do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200