. - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 10/08/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Após todos esses anos, é notório que o serviço de saneamento básico no Brasil é extremamente desigual e negligente em alguns casos, colocando a pauta da privatização desse serviço. Estando o Estado inchado e sobrecarregado, a privatização de um serviço básico de tanta importância tende a aliviá-lo e oferecer uma melhor infraestrutura de serviço à população. Todavia, é imprescindível a regulamentação desse processo. (Não apresenta a tese)

(Boa estratégia coesiva) Inicialmente, notamos que a distribuição do saneamento no país é desigual e precário, apresentando constantes problemas de infraestrutura e falta de controle de qualidade do produto final. Isso ocorre por conta do baixo investimento destinado ao serviço. Com a sua privatização, o dinheiro para o setor tenderia a aumentar, visto que a empresa se dedicaria exclusivamente em atender a demanda necessária para os moradores da região, aumentando também a qualidade do produto final que se destina às casas dessas pessoas. (Reestruture e explore as discussões apresentadas nesse parágrafo)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Finalmente, lembramos da importância de uma regulamentação para as privatizações (Melhore a apresentação dessa ideia). Essas, ocorrendo, precisam ser constantemente vigiadas e implicadas regras como, por exemplo, a empresa ser responsável por 100% do abastecimento daquele local, no caso de um cobertura menor que 75%, (Sem vírgula) o contrato se encerra e a empresa perde a prioridade em futuras negociações com o Governo Federal. Essa medida ajudaria na fiscalização e garantiria uma distribuição mais uniforme do serviço. (Explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, tira-se a responsabilidade do Governo na distribuição e fornecimento do serviço, mas não de fiscalizá-lo. Com as privatizações, seria mister aos órgãos responsáveis pela área (Boa. Apresenta o agente)(Sem vírgula) uma fiscalização e regulamentação criteriosa, para assim se obter resultados positivos com condições melhores trazendo segurança e certeza a população do recebimento do saneamento básico de qualidade. (Reestruture e apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e exploradas por meio de um projeto de texto, evitando uma abordagem limitada do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200