Brasil e as privatizações - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 10/08/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Desde 1980, o Brasil iniciou lentamente a privatização de alguns serviços estatais e a partir de 1990 esta prática se intensificou, sendo as rodovias, telecomunicações e mineradoras exemplos desse processo. Do mesmo modo, atualmente, o país está estudando a possibilidade de privatizar o saneamento básico, já que este serviço é precário e prejudica uma grande parcela da população. Diante dessa perspectiva, a privatização se apresenta como um caminho para melhorar esse cenário, pois a insuficiência legislativa e a carência de investimento governamental contribui para a permanência do problema. (Excelente parágrafo de introdução. Contextualiza o tema e apresenta a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, a insuficiência legislativa caracteriza- se como um complexo dificultador para a questão no país. Conforme John Locke, filósofo e pensador "as leis se fizeram para os homens e não para as leis". Sob esta ótica, percebe-se que ao criar uma lei é preciso que ela seja planejada para melhorar a vida das pessoas em sua aplicação. Porém, a lei vigente que estabelece diretrizes para o saneamento básico teve menos da metade de sua meta prevista realizada, deixando parte da população sem esse serviço. Dessa forma, verifica-se a existência de entraves que dificultam a situação. (As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a carência de investimentos do governo é outro fator que impossibilita a resolução da questão. Segundo a filósofa Hannah Arendt," a essência do direito humano é o direito a ter direitos". Entretanto, no que concerne o cenário do saneamento básico, este direito não está sendo respeitado, uma vez que a falta de investimento financeiros do governo, (Sem vírgula) impossibilita que uma parte da sociedade não tenha acesso ao tratamento de esgoto. De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), 54% do esgoto não recebe um procedimento adequado, agravando a problemática. Assim, a privatização, (Sem vírgula) se mostra como uma possibilidade, desde que esta faça investimentos para aumentar o percentual de tratamento de esgoto para 100%.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, a privatização do saneamento básico é necessária para o Brasil. Para isso, o Governo Federal (Boa. Apresenta o agente) deve fazer a transferência dos serviço de saneamento básico para uma empresa privada, por meio de um contrato de concessão, estabelecendo prazos para execução do esgoto não tratado, a fim de que mais pessoas tenham acesso a esse serviço. Nesta ação, seria pertinente que no contrato ficasse estabelecido o não encarecimento do preço já pago pela população. Somente assim, será possível melhorar as condições de vida da sociedade. (A proposta de intervenção não está completa)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     850


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200