Privatização: solução ou problema?

Banco de Redações

Tema: Privatização do saneamento básico

Redação enviada em 10/08/2020

PUBLICIDADE

A Constituição Federal assegura o acesso de todos ao saneamento básico. Porém, na prática, muitos cidadãos brasileiros não usufruem dele. Para solução dessa questão, o Marco Legal do Saneamento Básico foi aprovado pelo Congresso Nacional e permite que empresas privadas cuidem do tratamento de água e coleta de esgoto. Uma consequência da privatização, na Alemanha e nos Estados Unidos, foi o aumento das contas cobradas ao consumidor, o que tem chances de ocorrer no Brasil, caso não haja a fiscalização. Portanto, o que foi proposto como melhoria, no caso a desestatização, não é a resolução mais plausível. (Formule a tese com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é essencial ressaltar os objetivos do Marco Legal do Saneamento Básico. De acordo com o Congresso Nacional, espera-se que o acesso ao tratamento de água aproxime-se de 99% da população, enquanto que a coleta de esgoto chegue a 90% dos brasileiros. Caso isso se concretizasse, seria um grande avanço, visto que, conforme dados da pesquisa Atlas Esgotos, apenas 45% da população tem o saneamento básico em condições adequadas. Portanto, com a o aumento da abrangência deste setor, o que é previsto pela Constituição Federal estaria presente na prática. (Argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Porém, com a privatização do saneamento básico, problemas podem aparecer, como por exemplo, aumento da conta de água e consequente redução da abrangência do serviço. De acordo com o jornal, (Sem vírgula) The Guardian, nos Estados Unidos, a desestatização do setor resultou no aumento em 80% das tarifas cobradas. Também, em uma reportagem, da revista Veja, havia a informação de que, na Alemanha, as empresas privadas passaram a cuidar deste serviço, o que resultou em um problema semelhante ao do Estado norte-americano e na redução do número de pessoas com acesso aos serviços. Logo, a resolução proposta pelo Marco Legal do Saneamento Básico pode não ser a mais viável, caso não haja monitoramento dos serviços. (Argumentação expositiva)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, para que a privatização possa ser realmente uma solução, é essencial a fiscalização, por parte do Poder Legislativo e Tribunais de Contas, da qualidade do serviço prestado e do valor cobrado (Boa. Apresenta o agente). Isso seria possível por meio da verificação das movimentações nas contas públicas das empresas privadas. Somente assim, seria possível perceber irregularidades e estabelecer punições por intermédio da lei. Dessa forma, com o monitoramento, o saneamento básico estaria nos parâmetros adequados e, consequentemente, grande parte dos cidadão brasileiros usufruiriam dele, conforme consta na Constituição.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES