As entrelinhas da privatização do saneamento básico no Brasil

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Tema: Privatização do saneamento básico

Redação enviada em 10/08/2020

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O problema da oferta do saneamento básico no Brasil tem reforçado o coro daqueles que defendem a privatização desse serviço. No entanto, a presença do ator privado nesse setor deve ser vista com ressalvas, especialmente no que se refere ao potencial hídrico do país e a lógica financeira atrelada a esse tipo de processo. (Não apresenta a tese)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, quando se analisa a questão da crise hídrica no contexto mundial, o Brasil surge como uma área de grande interesse, devido as suas reservas de água doce, principalmente com a descoberta, em 2011, do Sistema Aquífero Grande Amazônia (SAGA). Essa particularidade pode ser um dos principais motivos que tem incentivado o processo de privatização do saneamento básico, já que estas concessões podem possibilitar a aquisição indireta dessas reservas, acarretando a monopolização das nossas águas. (Reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, ao observar a lógica financeira, dificilmente o setor privado irá direcionar seus investimentos para as regiões interioranas e de moradias irregulares, que são as que mais sofrem com a ausência de água tratada e de esgoto, se não houver a contrapartida do poder público pelos recursos financeiros alocados (Abordagem limitada). Além disso, os termos aditivos assinados durante a vigência dessas concessões tendem a aumentar os valores inicialmente acordados, o que não justificaria o discurso da falta de recursos públicos para a prestação desses serviços. 

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(Boa estratégia coesiva) Nesse contexto, faz-se necessário que o governo federal (Boa. Apresente o agente), por meio do Ministério de infraestrutura (Vírgula) crie um espaço de discussão com grupos representativos da sociedade civil, especialmente das comunidades mais carentes, para abordarem a pertinência da participação da iniciativa privada na oferta desses serviços. Concomitantemente, o Ministério da economia deve demonstrar, didaticamente, para a população os recursos financeiros envolvidos quando este serviço é prestado pelo poder público e pelo ator privado, como forma de avaliar o que é mais viável, economicamente, para a coletividade.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e articuladas por meio de um planejamento textual. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


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