a melhor solução - S - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 10/08/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na série "Burden of Truth", (Sem vírgula) a advogada Joana, (Sem vírgula) defende uma empresa que presta serviços de saneamento privado, em uma pequena cidade, onde vários episódios de doenças surgem entre os moradores (Melhore a apresentação dessa ideia). Saindo da ficção, a realidade existente, (Sem vírgula) entre países em que o saneamento básico é terceirizado, (Sem vírgula) não é diferente. Nesse sentido, problemas ainda mais sérios em âmbito social, (Sem vírgula) podem ser acarretados, (Sem vírgula) em países em que a fiscalização não é eficaz. (Não formula a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, empresas privadas, (Sem vírgula) se tornam mais difíceis de se fiscalizar, já que são fornecedoras de serviços, onde dificilmente haverá órgãos responsáveis, (Sem vírgula) pelo acompanhamento de seus atos (Melhore a apresentação dessa discussão). Onde a cobrança, (Sem vírgula) se torna de livre ganho, investidores enriquecem às custas da população em geral de menos abastadas, como dizia o filósofo Marquês de Sade, “não há paixão mais egoísta do que a luxúria”. (Reestruture as discussões apresentadas)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, a não fiscalização correta, o que se pode notar em muitos países pelo mundo, pode acarretar doenças, contaminações, insegurança à população, uma vez que há relatos de acontecidos parecidos nos Estados Unidos da América e Europa (Essa discussão precisa ser desenvolvida com mais clareza). Nessa perspectiva, pode-se notar, (Sem vírgula) graves problemas com a privatização de serviços essenciais para a população, tornando-se impressendível o cuidado em sua criação, assim como o escritor João Guimarães Rosa falava, pois assim teremos uma água de qualidade que é igual a saúde ou a liberdade, que só se tem valor quando acaba. (Reestruture as discussões apresentadas)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, medidas para atenuar o impasse devem ser tomadas. Portanto, é indispensável que o Ministério da Saúde (Boa. Apresenta o agente), mediante a criação de secretarias planejadas no ambiente, fomente a discussão crítica e ativa sobre a privatização do saneamento básico. Isso deve ser feito por meio de pessoas especializadas no assunto, a fim de que seja revisto e pautado, o que é melhor a população brasileira. Somente assim, tal embate no Brasil, poderá ter a melhor solução. (A proposta de intervenção não está completa)

Comentários do corretor


Senti falta de um planejamento textual. Delimite e explore as discussões de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200