O filme “o menino que descobriu o vento” apresenta uma cena na qual uma cidade africana passa por grandes dificuldades em período de plantação, devido à ausência de investimentos no local. Fora da ficção, percebe-se um cenário semelhante (Vírgula) no qual o Governo não investe na qualidade de vida da sociedade periférica, tendo que mais 50% da população não tem saneamento básico. Dessa maneira cabe discutir como a má influencia midiática e a insuficiência legislativa auxiliam na perpetuação da problemática na sociedade brasileira. (Lembre-se de discutir o aspecto da privatização do saneamento)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, vale ressaltar que a mídia favorece a essa situação. Segundo Pierre Bordieu (Vírgula) aquilo que foi criado para fins democráticos não deve ser usando como meio de oprimir. Por essa ótica, percebe-se que a mídia ao invés de transmitir informações ela as silencia, fazendo com que o fato de que a maior parte da população não tem saneamento básico não chegue às autoridades, tornando a resolução desse problema ainda mais improvável. Desse modo urge uma ação para resolver esse problema. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Vale lembrar também, (Sem vírgula) que a lei não esta sendo cumprida. Segundo Aristóteles (Vírgula) a política tem como função preservar a igualdade entre as pessoas em uma sociedade. Nesse viés, torna-se notório que as leis não estão sendo suficientes para manter os direitos primordiais da população, fazendo com que a maior parte dos cidadãos não tenha água potável nem tratamento de esgoto, que são fundamentais para uma boa qualidade de vida. Dessa maneira é preciso agir contra essa problemática. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para acabar com essa privatização de saneamento (Essa discussão não foi desenvolvida com clareza) medidas devem ser tomadas. Nesse sentido, é necessário que o Ministério publico (Boa. Apresenta o agente) invista em empresas de saneamento, por meio de projetos que busquem melhorar a qualidade de vida nas comunidades periféricas, a fim desprivatizar esse direito, tornando uma qualidade de vida ideal, possível a toda sociedade. E também cabe a mídia divulgar essas necessidades e projetos, para que ela se torne produtiva pela ótica de Pierre Bordieu.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |