ZZZ

Banco de Redações

Tema: Privatização do saneamento básico

Redação enviada em 10/08/2020

PUBLICIDADE

O filme “o menino que descobriu o vento” apresenta uma cena na qual uma cidade africana passa por grandes dificuldades em período de plantação, devido à ausência de investimentos no local. Fora da ficção, percebe-se um cenário semelhante (Vírgula) no qual o Governo não investe na qualidade de vida da sociedade periférica, tendo que mais 50% da população não tem saneamento básico. Dessa maneira cabe discutir como a má influencia midiática e a insuficiência legislativa auxiliam na perpetuação da problemática na sociedade brasileira. (Lembre-se de discutir o aspecto da privatização do saneamento)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, vale ressaltar que a mídia favorece a essa situação. Segundo Pierre Bordieu (Vírgula) aquilo que foi criado para fins democráticos não deve ser usando como meio de oprimir. Por essa ótica, percebe-se que a mídia ao invés de transmitir informações ela as silencia, fazendo com que o fato de que a maior parte da população não tem saneamento básico não chegue às autoridades, tornando a resolução desse problema ainda mais improvável. Desse modo urge uma ação para resolver esse problema. (Reestruture a discussão apresentada)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Boa estratégia coesiva) Vale lembrar também, (Sem vírgula) que a lei não esta sendo cumprida. Segundo Aristóteles (Vírgula) a política tem como função preservar a igualdade entre as pessoas em uma sociedade. Nesse viés, torna-se notório que as leis não estão sendo suficientes para manter os direitos primordiais da população, fazendo com que a maior parte dos cidadãos não tenha água potável nem tratamento de esgoto, que são fundamentais para uma boa qualidade de vida. Dessa maneira é preciso agir contra essa problemática. (Argumentação limitada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, para acabar com essa privatização de saneamento (Essa discussão não foi desenvolvida com clareza) medidas devem ser tomadas. Nesse sentido, é necessário que o Ministério publico (Boa. Apresenta o agente) invista em empresas de saneamento, por meio de projetos que busquem melhorar a qualidade de vida nas comunidades periféricas, a fim desprivatizar esse direito, tornando uma qualidade de vida ideal, possível a toda sociedade. E também cabe a mídia divulgar essas necessidades e projetos, para que ela se torne produtiva pela ótica de Pierre Bordieu.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES