UM BEM DE TODOS

Banco de Redações

Tema: Privatização do saneamento básico

Redação enviada em 10/08/2020

PUBLICIDADE

Em sua obra “Cidadãos de Papel”, o célebre escritor Gilberto Dimensteim disserta acerca da inefetividade dos direitos constitucionais, sobretudo, no que se refere à desigualdade de acesso aos benefícios normativos. Diante disso, nota-se que o saneamento básico não configura um sistema democrático, visto que a inoperância estatal e a urbanização desordenada contribuem para esse cenário árduo (Boa. Formulou a tese). Logo, faz-se imperiosa analisar essa conjuntura (Vírgula) a fim de destacar as principais causas e consequências que assola a sociedade. 

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, a falta de investimentos do Poder Público dificulta o processo e auxilia um panorama hegemônico. Sob esse viés, segundo o Contrato Social – proposto pelo contratualista John Locke – é dever do Estado garantir o bem-estar coletivo. Contudo, é evidente que o Governo não promove políticas públicas com a intenção de levar para os cidadãos essa prática fundamental e, (Sem vírgula) viola um direito concebido pela Magna Carta. Paralelo a isso, a proliferação de doenças (Vírgula) tais como dengue, leptospirose e cólera, por exemplo, ameaçam à saúde das pessoas devido à convivência em ambientes hostis. Desse modo, infelizmente, os indivíduos se tornam vítimas de mazelas que acarretam sérios problemas. (Argumento válido, no entanto precisa ser mais explorado)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, o crescimento urbano desenfreado gerou a segregação socioespacial e a exclusão de camadas populares. Nesse contexto, o geógrafo Milton Santos reflete sobre a globalização perversa, a qual paradoxalmente elevou a circulação de capitais, mas também acentuou a marginalização. Com isso, a saturação das cidades ocasionou o aumento de locais em que o saneamento é ausente e, (Sem vírgula) o abandono desse elemento básico configura um exército de “cidadãos de papel”. Dessa forma, tornasse  torna-se nociva a manutenção desse efeito e a ampliação desse mecanismo deve ser efetuada. 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, que medidas são necessárias para mitigar a problemática e superar o impasse. Urge que empresas privadas (Vírgula) junto ao Ministério da Saúde, ​​​​​​​(Boa. Apresenta o agente) por meio de verbas governamentais, desenvolva um projeto que direcione para as comunidades mais necessitadas um planejamento na infraestrutura dos bairros de forma que amplie as redes de coleta de esgoto e disponibilize uma água potável mais acessível, deve também fazer uma fiscalização mensal em relação à integridade física dos indivíduos, a fim de garantir uma maior qualidade de vida com segurança e combater possíveis patologias. Somente assim, a premissa de Dimenstein será revertida para o pleno funcionamento do corpo social.

Comentários do corretor


Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES