Precariedade e falta de acesso

Banco de Redações

Tema: Privatização do saneamento básico

Redação enviada em 04/08/2020

PUBLICIDADE

A privatização de água e esgoto é um dos temas que têm gerado discussão em diversos estados brasileiros nas assembléias legislativas, surgindo os prós e contras dessa medida. Este debate, (Sem vírgula) tem como interesse tornar as necessidades em relação a disponibilização do saneamento básico a população uma responsabilidade de empresas privadas que não possuem nenhuma ligação ao poder público (Melhore a apresentação dessa ideia). Com isso, o Estado não se responsabilizará mais nas de oferta de saneamento essenciais para o povo. Esta política de irresponsabilidade do Governo a questões sociais, (Sem vírgula) é ligada ao neoliberalismo, política que se preocupa com a individualidade e o lucro. Entretanto, as populações carentes sofrem mais com essa medida, no que acarreta prejuízo em diversas áreas, como saúde e higiene. (Não apresenta a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Ao tornar o saneamento básico privado, haverá encarecimento da prestação desse serviço, por isso, as comunidades serão as mais atingidas (Melhore a apresentação dessa discussão). A população suburbana já é prejudicada com a precariedade do tratamento de água e esgoto, privatizar tornaria esta população mais vulnerável ainda a doenças infectocontagiosas (Reestruture essa discussão). Já que (Ideias fragmentadas), (Sem vírgula) a maioria das favelas não possui tratamento adequado do esgoto e sofre com a falta de água com ocorrência. (Argumentação limitada)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) O subdesenvolvimento do país, (Sem vírgula) mostra que o Brasil é constituído por maioria de pessoas pobres, e que também há aqueles que vivem em extrema pobreza (Reestruture essa discussão). Com isso, subentende que as políticas públicas são de mais urgência, sendo o Governo responsável em desenvolver políticas sociais para a melhoria de vida desta população pobre. Desenvolver políticas públicas e sociais é ir de encontro aos direitos cruciais de um cidadão. Além disso, é respeitar os direitos humanos de uma pessoa, sendo estes acesso a educação, moradia, alimentação, saúde, liberdade de ir e vir, ou seja, necessidades básicas de um ser humano. Dessa forma, o acesso a água e esgoto também, (Sem vírgula) é um direito para a sobrevivência. (Argumentação limitada)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

​​​​​​​(Melhore a coesão entre os parágrafos) O termo privatização, (Sem vírgula) divide a população entre os que possuem capital e os sem capital, ou seja, o acesso seja do que for fica comprometido (Reestruture essa ideia). Portanto, privar uma pessoa de algo é retirar direitos. Dessa forma, a privatização do saneamento básico não é uma medida solucionável em nada para o povo, mas sim, (Sem vírgula) só retira funções de um governo. Sendo assim, o Estado junto ao poder legislativo dos estados deve procurar formas através de planejamento, ofertar melhores condições de saneamento para as populações. (A proposta não foi desenvolvida de maneira completa)

Comentários do corretor


Senti falta de um planejamento textual. Sugiro que reestruture, delimite e articule as discussões, de modo a melhorar a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES