É notório que o saneamento básico é essencial na vida das pessoas. A privatização desse serviço é importante na economia brasileira, porém, deve-se considerar que o Brasil é um país com diferenças sociais, portanto, diversos cidadãos brasileiros podem ficar sem acesso aos serviços básicos de saneamento, exigindo-se, assim, medidas das autoridades para que os direitos à vida e à saúde sejam assegurados. (Não formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Segundo o Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (SNIS), cerca de 17% da população brasileira não tem acesso a água tratada, e apenas 46% do esgoto do país passa por tratamento (Boa. Apresenta dados). Os dados do levantamento mostram um cenário que pode se tornar ainda mais perplexo com a desestatização do saneamento básico, visto que muitas pessoas não possuem renda suficiente para adquirir o acesso a esses serviços. (Explore mais as discussões)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) É preciso considerar que o saneamento básico engloba diversos serviços que são fundamentais para a qualidade de vida da população, como no abastecimento de água potável, tratamento de esgoto, limpeza das cidades e recolhimento de lixo. A privatização desses serviços causa a falta de acesso a estes por parte da população de baixa renda (Melhore a apresentação dessa discussão), o que pode gerar doenças nessas pessoas, como a febre tifóide e muitas outras, que podem ser fatais. (As discussões precisam ser mais exploradas)
(Boa estratégia coesiva) Diante dos fatos expostos, é de suma importância que o Ministério da Saúde (MS) (Boa. Apresenta o agente), juntamente com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), reúnam esforços para que esse acesso aos serviços básicos seja garantido, por meio de gratuidade destes a famílias de baixa renda. Espera-se (Vírgula) com isso, que toda população brasileira possa viver com a higiene e saúde básicas e que são seus direitos por lei. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Embora as discussões sejam pertinentes, elas precisam ser exploradas, de modo a evitar uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |