Os problemas da privatização do saneamento

Banco de Redações

Tema: Privatização do saneamento básico

Redação enviada em 04/08/2020

PUBLICIDADE

É notório que o saneamento básico é essencial na vida das pessoas. A privatização desse serviço é importante na economia brasileira, porém, deve-se considerar que o Brasil é um país com diferenças sociais, portanto, diversos cidadãos brasileiros podem ficar sem acesso aos serviços básicos de saneamento, exigindo-se, assim, medidas das autoridades para que os direitos à vida e à saúde sejam assegurados. (Não formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Segundo o Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (SNIS), cerca de 17% da população brasileira não tem acesso a água tratada, e apenas 46% do esgoto do país passa por tratamento (Boa. Apresenta dados). Os dados do levantamento mostram um cenário que pode se tornar ainda mais perplexo com a desestatização do saneamento básico, visto que muitas pessoas não possuem renda suficiente para adquirir o acesso a esses serviços. (Explore mais as discussões)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) É preciso considerar que o saneamento básico engloba diversos serviços que são fundamentais para a qualidade de vida da população, como no abastecimento de água potável, tratamento de esgoto, limpeza das cidades e recolhimento de lixo. A privatização desses serviços causa a falta de acesso a estes por parte da população de baixa renda (Melhore a apresentação dessa discussão), o que pode gerar doenças nessas pessoas, como a febre tifóide e muitas outras, que podem ser fatais. (As discussões precisam ser mais exploradas)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Boa estratégia coesiva) Diante dos fatos expostos, é de suma importância que o Ministério da Saúde (MS) (Boa. Apresenta o agente), juntamente com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), reúnam esforços para que esse acesso aos serviços básicos seja garantido, por meio de gratuidade destes a famílias de baixa renda. Espera-se (Vírgula) com isso, que toda população brasileira possa viver com a higiene e saúde básicas e que são seus direitos por lei. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


Embora as discussões sejam pertinentes, elas precisam ser exploradas, de modo a evitar uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES