A importância do saneamento básico

Banco de Redações

Tema: Privatização do saneamento básico

Redação enviada em 04/08/2020

PUBLICIDADE

Muitos veem o saneamento básico como algo comum e que toda a população tem acesso. Porém, na verdade, em pleno século XXI, grande parte da sociedade brasileira ainda não tem esse acesso, o que gera muitos problemas (Cite-os). E, por esse motivo, a privatização do saneamento é uma ideia que visa fazer com que tal situação mude. (Apresente a tese com clareza)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) No Estado de São Paulo, (Sem vírgula) há muitos bairros em condições precárias onde água tratada e o sistema de esgoto não é capaz de chegar. Tais serviços impactam diretamente na saúde, na qualidade de vida e no desenvolvimento da sociedade como um todo, ou seja, sem esses serviços, muitos começam a desenvolver doenças capazes de levar até a morte (Melhore a apresentação dessa discussão), principalmente as crianças, as quais possuem um sistema imunológico mais fraco que os adultos, fato preocupante que deve ser levado em consideração pelo governo do Estado. (Argumentação limitada)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Os serviços do saneamento básico são fundamentais para a promoção da qualidade ambiental e da saúde das populações. Além de fazer um mal imenso às pessoas, a falta desse serviços também atinge os animais e a natureza, o que prova, mais uma vez, a grande necessidade de uma solução, para esse problema, a qual está sendo vista como a privatização da Sabesp (Melhore a apresentação dessa discussão). Tal atitude tem seus benefícios, mas também seus malefícios, já que, com empresas privadas, os custos dos serviços prestados aumentam para suprir as despesas que eram pagas por meio da arrecadação de impostos quando a empresa era estatal, por exemplo. (Abordagem limitada)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, é de suma importância que seja discutida pelo Estado (Boa. Apresenta o agente), o mais breve possível, a questão da privatização do saneamento para que pessoas, animais e a natureza, de uma forma geral, não fiquem mais doentes por conta da falta de saneamento que, como já diz o próprio nome, é básico e, assim, deve ser acessível a todos. ​​​​​​​(A proposta está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES