O saneamento básico no Brasil é muito precário,muitas famílias não têm acesso a esse serviço que é fundamental,e por isso foi criado a privatização do saneamento básico (Melhore a apresentação da discussão. Evite a repetição de plavras),para melhorar esse serviço,mas que não está atendendo as demandas da população,e causando tarifas elevadas. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) A princípio a privatização foi criada para melhorar a falta de saneamento básico,mas está causando alguns problemas para a população (Cite-os),não consegue atender seus contratos e acaba atendendo municípios onde as rendas per capita são maiores,e as periferias acabam ficando para trás. (Abordagem superficial do tema proposto)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim,são as tarifas elevadas de água e esgoto,as empresas aumentam essas tarifas para ganhar lucro,e as pessoas não conseguem pagar,principalmente as de baixa renda. (Não compreende a estrutura do texto)
(Boa estratégia coesiva) Torna-se evidente,portanto,que não basta ter privatização do saneamento básico, (Sem vírgula) e não atender a população toda.Por isso,o Ministério das Cidades (Boa. Apresenta o agente), (Sem vírgula) deve criar propostas por meio de palestras e reuniões, (Sem vírgula) de como, (Sem vírgula) as empresas podem tornar a privatização bem melhor para atender as necessidades da população,aonde ondeo serviço foi contratado,para a finalidade de qualidade de vida das pessoas que precisam desse serviço fundamental.
Comentários do corretor
Senti falta de um planejamento textual. Delimite e explore as discussões de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |