Desvantagens da privatização do saneamento básico no Brasil - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 03/08/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Com a revolução taylorista no final século XIX, a venda de empresas estatais para as privadas trouxe uma nova alternativa para áreas em desenvolvimento competirem na economia global. Desde então, no Brasil, diversas infraestruturas da sociedade passaram pelo processo de concessão. Hoje, do mesmo modo, o saneamento básico tem sido alvo dessa política entre os empresários e o Estado. Todavia, apesar de ser um modelo adotado historicamente no país, ele põe em risco não só a autonomia nacional, como a democratização de acesso à água potável e tratamento de esgoto (Boa. Formula a tese). Mediante a isso, cabe analisar suas desvantagens ao território brasileiro, considerando a atuação do corpo cívico quanto a coibir que a privatização do saneamento básico chegue a vigor. (Excelente parágrafo de introdução)

(Boa estratégia coesiva) A priori, pode-se afirmar que a desigualdade social tende a ser mais acentuada com a legislação de tal serviço. Inicialmente porque as empresas do setor almejam exclusivamente a obtenção de lucro. Com isso as regiões menos atrativas, como a periferia, deixam de ser atendidas, o que dificulta ainda mais a democratização do acesso às medidas sanitárias. De maneira análoga, no filme fictício ‘’Mad Max’’, a água potável da cidade era controlada pela elite e utilizada em demasia por ela em comparação com os pobres. Esse contexto revela que a responsabilidade sobre a distribuição de saneamento no comando de iniciativas privadas favorece aqueles de maior prestígio social. Por fim, é preciso se levar em conta a tendência segregacionista que a privatização promove nas produções sociais as quais atua. (Delimite e explore mais o argumento apresentado)
 

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a concessão do fornecimento de água e coleta de esgotos ameaça a soberania nacional. Essa circunstância se dá, na medida em que, com a compra da empresa estatal, a atuação dos representantes políticos nela é limitada. (Ideias fragmentadas) Pois, como maiores acionistas, a tomada de decisões dos empresários prevalece acima da autoridade do Estado (Melhore a apresentação dessa discussão). Em paralelo, o regime expansionista ‘'Rota da Seda’’ (Vírgula) da China (Vírgula) tem realizado obras gigantescas em países de terceiro mundo em troca de acordos comerciais com eles. Essa relação financeira, entretanto, restringe o poder de escolha desses locais, referente a decidir os melhores importadores para seus negócios. Logo, com a nova venda, o papel do Estado fica suscetível a depender das empresas privadas. 

(Boa estratégia coesiva) Em suma, o saneamento básico vem sendo tramitado como próximo setor a ser privatizado no Brasil. Para mudar esse panorama, os sindicatos brasileiros (Boa. Apresenta o agente) devem produzir juntamente a petição oficial ‘’Água: Poder da Gente’’ para os seus cidadãos. Esse abaixo-assinado, em defesa do saneamento estatal, estará em aberto na internet. Apoiado pelas redes televisionárias, a peça publicitária conscientizará as pessoas a participar. Além do mais, o intuito é que o documento seja entregue ao Governo Federal. Feito isso, seguindo a premissa que ‘’a vontade geral deve emanar de todos para ser aplicada a todos’’, conforme afirma o filósofo Rousseau, a sanção será revogada e, assim, a autonomia nacional será mantida.

Comentários do corretor


Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     850


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200