Saneamento básico: É necessário a privatização? - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 03/08/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A epidemia da Peste Negra (Vírgula) no século XIV (Vírgula) que matou mais de 70 milhões de pessoas, teve como principal causa do alastramento da doença a precariedade de saneamento básico das cidades. Atualmente o problema ainda se faz presente na sociedade brasileira, dividindo opiniões favoráveis ou contrárias à privatização desse setor. (Contextualiza o tema, no entanto não formula a tese)

(Boa estratégia coesiva) Segundo a Constituição Federal brasileira, o saneamento básico é um direito assegurado pelo Estado de todo cidadão brasileiro (Melhore a construção dessa ideia). Todavia, em regiões periféricas esse direito torna-se somente uma falácia. Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS), cerca de 17% da população ainda não usufrui o benefício da água tratada, e 54% do esgoto nacional não passa pelo tratamento adequado. Estes fatos revelam a deficiência do Estado em propagar este serviço. A principal razão é a carência de recursos e de ineficiência estatal. (Argumento válido, mas foi pouco explorado)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) A privatização desse setor tornaria o sistema mais eficiente e seguro, pois levando em consideração de que haveria uma empresa própria fazendo o serviço, a população poderia cobrar soluções para o problema, bem como já foi feito com as rodovias brasileiras privatizadas, que tiveram aumento na eficiência e diminuição do custo (Apresente dados). Além disso, seria um orçamento cortado das finanças públicas, podendo ser destinado a outros setores, como educação ou segurança.

(Melhore a coesão entre os parágrafos) De nada adianta haver um sistema eficiente e caro que não seja do alcance de todos (Reformule essa ideia). Portanto, o saneamento básico deve ser privatizado contendo uma série de regras a serem impostas para o funcionamento. Indubitavelmente, deve ser um preço relativo pela localização, sendo de maior valor nos bairros nobres e de menor nas áreas periféricas. Para a população mais humilde, o Estado (Boa. Apresenta o agente) deve cobrir essa despesa criando um projeto semelhante ao bolsa família. As empresas devem investir em soluções tecnológicas com objetivo de reembolsá-las no futuro, fazendo com que não resulte em prejuízo e que previna doenças como foi a Peste Negra.

Comentários do corretor


Ótimas discussões, no entanto elas precisam ser mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200