Muitas cidades brasileiras , (Sem vírgula) sofrem com a falta de saneamento básico ,no que deveria ser obrigação dos governantes, oferecer um serviço de qualidade á a população (Melhore a apresentação dessa discussão).Caso a privatização ocorra certamente não haverá melhora no serviço ,pois o interesse financeiro impedirá investimentos na área. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) A privatização do saneamento básico será uma forma de aumentar os lucros das partes interessadas e diminuir investimentos em melhora da qualidade do serviço. Por outro lado pessoas menos favorecidas ficam à mercê do capitalismo. (Argumentação limitada)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Para que haja garantia que haverá benefícios à população, seria necessário que as discussões sobre o assunto fossem ampliadas a todos,. (Uso inadequado da pontuaçaõ) No entanto as únicas partes a serem ouvidas são as do capitalismo ,que tem interesse em ganhar cada vez mais sem oferecer benefícios. Dessa forma OS os direitos humanos , (Sem vírgula) ficam em segundo planos e o vencedor será o capitalismo. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite um recorte limitado do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |