O saneamento básico é algo que utilizamos muito no nosso dia a dia, pois precisamos dele para fazer nossas tarefas de higienização,tratar o esgoto, além de várias outras utilidades, ele é essencial para a nossa sociedade. (Introdução superficial. Reestruture e formule a tese)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Mas como podemos ver, atualmente (Vírgula) nem todos têm o acesso a esse recurso, pois segundo pesquisas (Cite a fonte) recentes cerca de 35 milhões de brasileiros não possuem o acesso a água tratada, o que causa muitas doenças (Cite alguns exemplos) em parte da população (Melhore a construção de sentido) por não possuírem o uso adequado da água, e como isso é um direito do cidadão,todos deveriam ter o acesso ao saneamento básico, e é obrigação do Governo garantir isso para população. (Argumentação limitada)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Então a ideia da privatização do saneamento básico pode ajudar, e eles deveriam aprovar essa lei, mesmo que gaste um pouco a mais e que o Estado precise deixar a administração desses recursos nas mãos de empresas privadas, seria uma tentativa de fazer com que o saneamento básico chegue para todos que o necessitam, mas é extremamente necessário que exista um trabalho competente e uma fiscalização séria sobre essas empresas (Ponto final) e que o nosso sistema de justiça funcione devidamente no caso de existir corrupção, pois ultimamente vários investimentos do Governo resultaram em desvios de dinheiro público e acabaram prejudicando a nossa sociedade. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e desenvolva as discussões de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite um recorte limitado do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |