É de fundamental importância a análise sobre as privatizações no sistema público de saneamento básico. Cabe destacar que privatização é a prática na qual uma empresa ou instituição pública é vendida ao setor privado. (Melhore a progressão de ideias) Nesse caso, o Estado deixa de gerir uma determinada entidade, passando-a para uma empresa privada. (Não formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) De acordo com dispositivos legais, saneamento básico é o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e outros serviços importantes para promover a saúde da população. Diante disso é importante destacar que todas as cidades devem garantir a universalização do acesso ao saneamento básico. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Entretanto, muitas localidades no país não têm acesso (Cite-as) a esses serviços e o cenário atual nos mostra uma falta de investimento público para mudar essa situação. Nesse contexto, a privatização do saneamento básico tem sido um tema bastante discutido e tido como possível solução dessa situação crítica. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Nesse sentido, avalia-se como principal benefício dessa privatização, (Sem vírgula) um maior controle de qualidade da prestação do serviço, pois este é regulamentado e fiscalizado. No entanto, em outros países que privatizaram seus serviços estão retomando, re-estatizando, porque a iniciativa privada não deu conta dessa universalização (Melhore a apresentação dessa discussão), já que o objetivo do setor privado é o de gerar lucro, e não de prestar um serviço essencial.
(Boa estratégia coesiva) Tendo em vista os aspectos apresentados, percebe-se que se deve fazer a avaliação dos dois lados (estatizar ou privatizar) e comparar com o cenário atual (Vírgula) a fim de se estimar o caminho mais curto e benéfico para resolver o problema de saneamento que ainda atinge muitas pessoas. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite uma abordagem limitada do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |