Privatizações no sistema público de saneamento

Banco de Redações

Tema: Privatização do saneamento básico

Redação enviada em 03/08/2020

PUBLICIDADE

É de fundamental importância a análise sobre as privatizações no sistema público de saneamento básico. Cabe destacar que privatização é a prática na qual uma empresa ou instituição pública é vendida ao setor privado. (Melhore a progressão de ideias) Nesse caso, o Estado deixa de gerir uma determinada entidade, passando-a para uma empresa privada. (Não formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) De acordo com dispositivos legais, saneamento básico é o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e outros serviços importantes para promover a saúde da população. Diante disso é importante destacar que todas as cidades devem garantir a universalização do acesso ao saneamento básico. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Entretanto, muitas localidades no país não têm acesso (Cite-as) a esses serviços e o cenário atual nos mostra uma falta de investimento público para mudar essa situação. Nesse contexto, a privatização do saneamento básico tem sido um tema bastante discutido e tido como possível solução dessa situação crítica. (Argumentação limitada)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Boa estratégia coesiva) Nesse sentido, avalia-se como principal benefício dessa privatização, (Sem vírgula) um maior controle de qualidade da prestação do serviço, pois este é regulamentado e fiscalizado. No entanto, em outros países que privatizaram seus serviços estão retomando, re-estatizando, porque a iniciativa privada não deu conta dessa universalização (Melhore a apresentação dessa discussão), já que o objetivo do setor privado é o de gerar lucro, e não de prestar um serviço essencial. 

(Boa estratégia coesiva) Tendo em vista os aspectos apresentados, percebe-se que se deve fazer a avaliação dos dois lados (estatizar ou privatizar) e comparar com o cenário atual (Vírgula) a fim de se estimar o caminho mais curto e benéfico para resolver o problema de saneamento que ainda atinge muitas pessoas. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite uma abordagem limitada do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES