000000 - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 03/08/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A privatização do saneamento básico se tornou uma ideia muito presente nos últimos anos. Nesse sentido, percebe-ser que o saneamento básico é responsável pelas condições de saúde pública relacionados a água potável e ao tratamento de esgotos (Melhore a progressão de ideias). Infelizmente, muitos brasileiros não possuem acesso a esse tratamento. Com isso, a existência de problemas sociais e econômicos que dificultam o acesso desse benefício no país. (Melhore a apresentação das discussões iniciais)

(Boa estratégia coesiva) Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 35,7% da população total, (Sem vírgula)  vive nessas condições. Sob essa ótica, nota-se que parte da população (especialmente no nordeste) vive em situação precária em relação ao tratamento de água e esgoto sanitário. Assim, o descaso com parte da sociedade torna-se um fator de exclusão de certas parcelas da população nacional. (O argumento apresentado é válido, no entanto precisa ser mais explorado)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), o número de brasileiros sem acesso a esses serviços ainda é enorme e o desafio da universalização é cada vez maior. Isso e resultado do pouco investimento econômico para a expansão do saneamento básico no Brasil. Por não ser imune a tal fenômeno, a população de baixa renda não é capaz de custear o serviço para o tratamento da água. Dessa forma, a privatização das empresas tem de dar ênfase a essa parte da população. 

(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, evidenciam-se os desafios sociais e econômicos para o pleno acesso da população ao saneamento básico. Cabe, então (Vírgula) ao Ministério do Meio Ambiente (Boa. Apresenta o agente), (Sem vírgula) melhorar por meio de parcerias com empresas do setor privado. o aumento da expansão para facilitar para as pessoas de baixa renda e de zonas rurais, de modo que a qualidade de vida dessas pessoas melhorem. Paralelamente, o Ministério da Economia, (Sem vírgula) deve (Vírgula) através de medidas provisórias, a redução de impostos no sistema citado. Desse modo, concretizar-se esses valores sociais e econômicos, que serão útil  úteis ao acesso pelo povo brasileiro. (Boa. Apresenta a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Ótimas discussões, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. No mais, mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200