Universalização do Saneamento Básico - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 03/08/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O saneamento básico é um dos serviços essenciais prestados à população, o setor engloba serviços de fornecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto, drenagem urbana e coleta de resíduos sólidos. No Brasil esse serviço fundamental para a qualidade de vida da coletividade é prestado de modo majoritário pelo Estado, mas o novo marco regulatório prevê a universalização do setor por meio da privatização. Retirar do Estado a responsabilidade primária de fornecer esses serviços não garante a eficiência do setor em atender a população em sua totalidade. (Boa, o tema foi contextualizado. No entanto, a tese não está muito explícita)

(Boa estratégia coesiva) Inicialmente, cabe ressaltar que um dos argumentos utilizados para fundamentar a privatização do setor é a ineficiência do estado em prestar os serviços de saneamento básico a toda população (Você inseriu a tese no desenvolvimento). De acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, até 2018 metade da população não tinha acesso ao sistema de esgoto, enquanto 16% não tinha acesso a água tratada (Boa. Apresenta dados). A suposição é que com a aprovação do marco regulatório do saneamento existirá mais investimento no setor, de modo a suprir as áreas atualmente não alcançadas. Porém, a privatização pode tornar o saneamento básico ainda mais distante daqueles que vivem em áreas periféricas onde a atuação do setor trará pouca ou nenhuma rentabilidade. 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, por ser de caráter essencial a gestão eficiente do setor é uma missão para entrega de qualidade de vida as pessoas e não deve priorizar o lucratividade como ocorre no setor privado. O cidadão que paga seus impostos compulsórios e tem o seu direito à saúde garantido pela Constituição Federal brasileira deveria poder esperar no mínimo a gestão eficaz do seu governo em fornecer serviços básicos. A privatização desses serviços não implica em benefícios diretos à população. Pelo contrário, tirar do Estado essa responsabilidade, além da incerteza do fornecimento do serviço para a população marginalizada, gera o receio de todos da elevação do custo futuro da prestação dos serviços.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, a expectativa da boa gestão privada do saneamento básico deve ser alocada e modelada para ser aplicada pelo próprio Estado. É necessário que os poderes executivo e legislativo (Boa. Apresenta o agente) se unam e discutam novas formas de de concretizar a universalização do saneamento básico por meio do estado. Dentre essas formas, estudar meios de captar recursos financeiros para o investimento em saneamento básico, além de atualizar o modelo de gestão atual de acordo com modelos bem sucedidos no setor ​​​​​​​(Vírgula) a fim de alavancar sua eficiência.

Comentários do corretor


Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     850


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200