No documentário "Saneamento básico: um drama brasileiro", (Sem vírgula) é retratada uma realidade horrípila vivida pela população carioca em uma situação extrema de precariedade de serviços de saneamento básico. O documentário foca na favela de Rio das pedras, local onde toda a população se vê quase extinta de serviços de água e esgoto. Fora das telas, é fato que a realidade apresentada pela favela de Rio das pedras pode ser relacionada a realidade vivida por mais de 35 milhões de brasileiros. (Contextualiza o tema, mas não apresenta a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, é importante destacar que, em função do grande crescimento populacional, milhões de pessoas se veem diante da falta de serviços de água e esgoto. Este problema pode resultar em doenças transmitidas pela água não tratada, como por exemplo, a leptospirose. (Discussões pertinentes, mas precisam ser mais exploradas)
(Boa estratégia coesiva) De acordo com o filósofo Albert Schweitzer, vive-se atualmente em uma realidade na qual o homem não respeita a natureza de forma correta, e toma por consequência os efeitos de seu desrespeito. A partir do exposto, os indivíduos tendem a ficar cada vez mais à mercer de tal realidade. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, que uma medida seja tomada para mitigar esse impasse. Os governantes (Boa. Apresenta o agente), diante de todos os fatos apresentados (Vírgula) devem promover saneamento básico para todas as cidades do Brasil, e criar projetos para este fim, investindo de forma correta no tratamento de água e esgoto. Espera-se, com isso, que esse problema seja de uma vez por todas extinto.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto foram pouco exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |