Privatização do saneamento básico - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 02/08/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O artigo 5º, da Constituição Federal de 1988, defende o direito pleno de qualquer cidadão. No entanto, hoje, no Brasil, essa perspectiva não se verifica na questão da privatização do saneamento básico (Melhore a apresentação dessa discussão). Nesse sentido, o problema acontece em virtude de falhas legislativas e de faltas de investimentos. (Boa. Apresenta a tese)

(Boa estratégia coesiva) Deve-se pontuar, de início, a insuficiência da legislação presente na problemática. De acordo com John Locke, "As leis fizeram-se para os homens e não para as leis". Ou seja, ao ser criada, é preciso que uma lei atue na vida das pessoas de uma sociedade (Vírgula) a fim de melhorá-la. Contrariamente, no Brasil, o respaldo político necessário para solucionar a questão da privatização do saneamento básico não é encontrado, influindo sobre o tema e funcionando como um grave empecilho para sua resolução. (Argumentação limitada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Além disso, percebe-se como causa a falta de investimento. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, a taxa de investimento no Brasil, somando setores público e privado, está no seu menor nível dos últimos 50 anos (Boa. Apresenta dados). De forma análoga, percebe-se esse problema em relação à privatização do saneamento básico, o investimento público para que essa realidade seja erradicada é precário, posto que, de acordo com o SNIS - Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento - menos de 50% do esgoto no Brasil é tratado corretamente.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que as famílias solicitem ao poder público o cumprimento do direito constitucional de proteção a vítimas do problema, por meio de cartas de reclamações coletivas, (Sem vírgula) a serem entregues na prefeitura, contendo relatos de famílias da cidade que sofrem com o saneamento básico precário, a fim de (Diversifique os conectivos) reverter a situação e fazer com que o direito pleno dos cidadãos seja uma realidade no Brasil do século XXI. ​​​​​​​(A proposta está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes. Mantenha os aspectos positivos e exercite a escrita para aprimorar os negativos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200