O saneamento básico é assegurado como direito pela Constituição Federal de 1988. No entanto, na realidade brasileira, o direito é violado (Vírgula) visto que tratamentos de água e esgoto são limitados em áreas precárias. A privatização de tal serviço seria necessária para efetivar os direitos garantidos pela Constituição. Faz-se necessário a participação do Governo para resolver a problemática e a população usar da democracia para ganhar voz. (Não formula a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, deve-se destacar a necessidade da participação do Governo para resolver a problemática da privatização. (Melhore a relação entre as discussões) Segundo o filósofo John Locke, caracteriza-se como infração do "Contrato Social", (Sem vírgula) o Estado que não exerce sua função de garantir que os cidadãos desfrute de direitos básicos como saneamento básico. Dessa forma, com a privatização a responsabilidade não é mais do Estado e com o dinheiro arrecadado pode utilizar em outras áreas com necessidade como educação e saúde. (Melhore a apresentação das discussões)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a população com o poder na democracia pode se impor a favor ou contra a privatização do saneamento básico. Nesse viés, se a população for a favor ou contra pode-se fazer manifestações, passeatas, divulgações na internet, enquetes (Vírgula) a fim de colocar a sua opinião para o Governo ver (Melhore a apresentação dessa discussão). Desse modo, o Governo verá a opinião da população e analisará as possíveis chances de privatizar, se vai ser bom ou ruim para a sociedade. (Delimite e explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que a privatização do saneamento básico seja decidida cabe ao Poder Público - órgão com autoridade para realizar trabalhos no Estado - (Boa. Apresenta e faz o detalhamento do agente) criar campanhas com intuito de saber a opinião da população por meio de postos de votação em associações de bairros para que seja contabilizado os votos das regiões (Vírgula) a fim de escolher a melhor opção com base nos resultados do povo. Assim, a população verá a corroboração da Carta Magna.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas. Elabore um projeto de texto para melhorar a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |