Privatização do saneamento básico no Brasil

Banco de Redações

Tema: Privatização do saneamento básico

Redação enviada em 02/08/2020

PUBLICIDADE

O saneamento básico é assegurado como direito pela Constituição Federal de 1988. No entanto, na realidade brasileira, o direito é violado (Vírgula) visto que tratamentos de água e esgoto são limitados em áreas precárias. A privatização de tal serviço seria necessária para efetivar os direitos garantidos pela Constituição. Faz-se necessário a participação do Governo para resolver a problemática e a população usar da democracia para ganhar voz. (Não formula a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, deve-se destacar a necessidade da participação do Governo para resolver a problemática da privatização. (Melhore a relação entre as discussões) Segundo o filósofo John Locke, caracteriza-se como infração do "Contrato Social", (Sem vírgula) o Estado que não exerce sua função de garantir que os cidadãos desfrute de direitos básicos como saneamento básico. Dessa forma, com a privatização a responsabilidade não é mais do Estado e com o dinheiro arrecadado pode utilizar em outras áreas com necessidade como educação e saúde. (Melhore a apresentação das discussões)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a população com o poder na democracia pode se impor a favor ou contra a privatização do saneamento básico. Nesse viés, se a população for a favor ou contra pode-se fazer manifestações, passeatas, divulgações na internet, enquetes (Vírgula) a fim de colocar a sua opinião para o Governo ver (Melhore a apresentação dessa discussão). Desse modo, o Governo verá a opinião da população e analisará as possíveis chances de privatizar, se vai ser bom ou ruim para a sociedade. (Delimite e explore mais as discussões)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que a privatização do saneamento básico seja decidida cabe ao Poder Público - órgão com autoridade para realizar trabalhos no Estado -  (Boa. Apresenta e faz o detalhamento do agente) criar campanhas com intuito de saber a opinião da população por meio de postos de votação em associações de bairros para que seja contabilizado os votos das regiões ​​​​​​​(Vírgula) a fim de escolher a melhor opção com base nos resultados do povo. Assim, a população verá a corroboração da Carta Magna.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas. Elabore um projeto de texto para melhorar a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES