Privatizações - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 02/08/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No longa “Saneamento Básico: O Filme”, (Sem vírgula) é exibida a situação que uma vila de colonos italianos na Serra Gaúcha é submetida, demonstrando a falta de saneamento no território nacional. Nesse sentido, discursos a favor da privatização do tratamento de redes de esgoto emergem na sociedade, com a justificativa de universalizar o recurso. No entanto, grandes municípios que o privatizaram não obtiveram o resultado esperado. (Não formula a tese)

(Boa estratégia coesiva) A princípio, é importante ressaltar que de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada em 1948, o acesso ao saneamento básico e ao bem-estar social são direitos fundamentais à vida. Conquanto, na hodiernidade brasileira observa-se o contrário ao proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), visto que, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), cerca de 54% das redes de esgoto não recebem tratamento. Com isso, o plano de privatizações do ministro da economia propõe a privatização do recurso, alegando sua universalização. (Argumentação válida)

(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, parlamentaristas que consentem com a proposta do ministro criaram um projeto com esse objetivo (Melhore a apresentação dessa ideia). Contudo, a estratégia de privatização do saneamento foi aplicada em centenas de cidades no mundo e, infelizmente, não teve o resultado esperado. Desse modo, como apontado pela Transnational Institute, 267 municípios, como Paris e Berlim, reestatizaram o serviço, visto que as empresas privadas cobravam um custo exacerbado, propiciando o aumento da inadimplência. (Argumentação expositiva)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que é imprescindível a mitigação dos desafios para garantir a universalização do saneamento básico. Dessa maneira, urge que o Tribunal de Conta da União (Boa. Apresenta o agente), por meio do superministério da Cidadania, direcione verbas para as empresas estatais, a fim de promover a universalização do serviço e, assim, cumprir com os paradigmas propostos pela ONU (Desenvolva a sigla). Com isso, espera-se que a problemática seja atenuada na contemporaneidade brasileira e, por conseguinte, casos, (Sem vírgula) como da vila de colonos italiano na Serra Gaúcha, ​​​​​​​(Sem vírgula) diminuam.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema, no entanto algumas precisam ser mais exploradas. No mais, mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200