No longa “Saneamento Básico: O Filme”, (Sem vírgula) é exibida a situação que uma vila de colonos italianos na Serra Gaúcha é submetida, demonstrando a falta de saneamento no território nacional. Nesse sentido, discursos a favor da privatização do tratamento de redes de esgoto emergem na sociedade, com a justificativa de universalizar o recurso. No entanto, grandes municípios que o privatizaram não obtiveram o resultado esperado. (Não formula a tese)
(Boa estratégia coesiva) A princípio, é importante ressaltar que de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada em 1948, o acesso ao saneamento básico e ao bem-estar social são direitos fundamentais à vida. Conquanto, na hodiernidade brasileira observa-se o contrário ao proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), visto que, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), cerca de 54% das redes de esgoto não recebem tratamento. Com isso, o plano de privatizações do ministro da economia propõe a privatização do recurso, alegando sua universalização. (Argumentação válida)
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, parlamentaristas que consentem com a proposta do ministro criaram um projeto com esse objetivo (Melhore a apresentação dessa ideia). Contudo, a estratégia de privatização do saneamento foi aplicada em centenas de cidades no mundo e, infelizmente, não teve o resultado esperado. Desse modo, como apontado pela Transnational Institute, 267 municípios, como Paris e Berlim, reestatizaram o serviço, visto que as empresas privadas cobravam um custo exacerbado, propiciando o aumento da inadimplência. (Argumentação expositiva)
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que é imprescindível a mitigação dos desafios para garantir a universalização do saneamento básico. Dessa maneira, urge que o Tribunal de Conta da União (Boa. Apresenta o agente), por meio do superministério da Cidadania, direcione verbas para as empresas estatais, a fim de promover a universalização do serviço e, assim, cumprir com os paradigmas propostos pela ONU (Desenvolva a sigla). Com isso, espera-se que a problemática seja atenuada na contemporaneidade brasileira e, por conseguinte, casos, (Sem vírgula) como da vila de colonos italiano na Serra Gaúcha, (Sem vírgula) diminuam.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes ao tema, no entanto algumas precisam ser mais exploradas. No mais, mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |