Segundo o presidente executive do instituto Trata Brasil, Edison Carlos, 35 milhões de brasileiros ainda não têm acesso a água tratada. Contudo, a privatização do saneamento básico, apesar de ter prós e contras, seria uma péssima alternativa considerando a atualidade. Nesse sentido, esse desafio deve ser superado para que uma sociedade integrada seja alcançada. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Esse problema (Vírgula) assim como a maioria dos outros (Vírgula) se devem ao fato de poucos investimentos estarem sendo realizados, por conta, também, de muita corrupção. De acordo com o IBGE (Desenvolva a sigla), cerca de 50 milhões de brasileiros vivem na linha da pobreza. E logicamente, grande parte desse número sofre com a falta de sanemento básico. (Argumentação limitada)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Em consequência disso, vale salientar a má qualidade de água, destino inadequado do lixo, má deposição de dejetos e ambientes poluidos como impulsionadores do problema. (Argumentação limitada. Reveja o recorte temático)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Para que a falta de saneamento básico deixe de ser um problema, urge que os deputados e governantes (Boa. Apresenta o agente) deixem de ser corruptos e parem de roubar o povo por meio da criação de empatia (Evite clichês). Ao invés de usarem o dinheiro de forma construtiva pra resolução dos problemas que o Brasil passa, eles se utilizam de forma egoísta, apenas para o consumo próprio. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite uma abordagem limitada do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |