Direito básico

Banco de Redações

Tema: Privatização do saneamento básico

Redação enviada em 02/08/2020

PUBLICIDADE

Em sua obra "Vidas secas" (Vírgula) Graciliano Ramos retrata as dificuldades enfrentadas por uma família do sertão nordestino, afetada pela seca e pela falta de água (Vírgula) um problema que persiste até os dias atuais, visto que grande parte da população em diversas regiões ainda não possui acesso ao saneamento básico, o que gera discussões acerca da privatização deste serviço, já que, além da urbanização acelerada (Vírgula) uma das principais causas desse problema é a falta de investimento público. (Boa. Contextualiza o tema e apresenta a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Essa falta de investimentos e políticas públicas nesse setor impedem que 35 milhões de brasileiros, segundo o (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), tenham acesso, (Sem vírgula) à água e ao tratamento de esgoto, causando riscos à saúde dessa população sujeita a contaminação por diversas doenças como: esquistossomose, cólera e febre tifóide. (Argumentação limitada)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) O que é agravado nas comunidades carentes, que são resultado de uma urbanização acelerada e sem planejamento, por isso a privatização é discutida (Melhore a apresentação dessa discussão), uma vez que as empresas privadas seriam as responsáveis por garantir o acesso a essas regiões com precariedade desses serviços. (Desenvolvimento limitado)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Considerando a ausência da aplicação de capitais do Governo e a necessidade de uma rede mais eficiente de tratamento de água e esgoto. (Ideias fragmentadas) Uma solução efetiva seria uma parceria do Governo Federal e do Ministério da Cidadania (Boa. Apresenta o agente), junto as empresas privadas, liberando a concessão dos serviços de saneamento, somente mediante a garantia de uma maior área de cobertura de tratamento e da acessibilidade as populações mais carentes, visando assim fornecer um serviço de melhor qualidade para mais pessoas. (Desenvolva a proposta apresentando todos os elementos)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto foram desenvolvidas de modo limitado. Delimite e explore as discussões por meio de um projeto de texto, de modo a melhorar a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES