Os dois lados da privatização. - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 02/08/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O conceito de entropia,na Física, mensura o grau de desordem em um sistema termodinâmico. No entanto,fora das ciências da natureza,no que concerne a privatização do saneamento básico, percebe-se a configuração de um problema entrópico em virtude ao caos presente na questão. Com efeito, evidencia-se a necessidade da análise de pontos positivos e negativos no que tange a problemática privatização do saneamento básico no Brasil. (Contextualiza o tema, mas não formula a tese)

(Boa estratégia coesiva) Mormente, privatização é um processo de concessão ou venda de empresas estatais produtoras de bens ou de serviços. No caso de desestatização do saneamento básico, que iria consistir na melhora da qualidade do abastecimento de água e tratamento de esgoto sanitário para parte da população, que em pleno século XXI ainda vive sem esse direito básico-cerca de 17% da população- outorgado na Constituição Federal brasileira, não só a melhora na qualidade de vida de muitos cidadãos como também iria movimentar a economia, com um maior controle de qualidade na prestação de serviços e parcerias público-privadas (Evite períodos longos). Desse modo deve ser analisado a privatização como um ponto positivo para o país (Vírgula) a fim de contornar a situação atual do problema do saneamento básico no Brasil. (As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas para melhorar a progressão de ideias)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Sob outro ângulo, a desestatização do saneamento básico pode ser um ponto negativo no que concerne a universalização desse direito. De acordo com o Instituto Transnacional, 36 países reestatizaram (Cite alguns exemplos) seus serviços de tratamento de água por conta de entraves na relação público-privada como (Vírgula) quebra ou não renovação de serviços, além de problemas na transparência e no monitoramento, consequentemente aumentando as tarifas e deixando muitas comunidades sem água e tratamento, como ocorre na cidade de Manaus no Amazonas, com a privatização apenas 12,2% do esgoto na cidade é tratado. Portanto a desestatização pode ser um atraso na melhoria do índice de desenvolvimento da população brasileira.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em suma, faz-se necessárias medidas exequíveis que resolvam a problemática atual. O Governo Federal (Boa. Apresenta o agente) deve investir em pesquisas e fiscalizações em áreas com precariedade básica no saneamento com intuito de desenvolver um projeto que atenda esses lugares e melhore as condições de vida. O Ministério da Saúde deve manter a fiscalização assídua nesses locais,por meios de agentes da saúde, a fim de manter a organização sanitária. Desse modo a entropia não se conceituará ao cenário brasileiro. 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto foram pouco exploradas. No mais, mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     850


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200