Universalização do sanemanto básico (bdsm) - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 02/08/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com o levantamento feito pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), 17% da população brasileira não tem acesso à água tratada e apenas 46% dos esgotos são manejados e tratados corretamente. Privatizar, ou seja, vender uma empresa pública para a iniciativa privada, principalmente no ramo do saneamento básico, é uma medida necessária para viabilizar contas públicas e melhorar a questão de saúde da população. (Boa. Contextualiza o tema e formula a tese)

(Boa estratégia coesiva) Deve-se pontuar, de início, que em 2019, com autoria do Senador Tasso Jereissati, foi apresentado um projeto de lei que altera o marco regulatório de saneamento, colocando empresas privadas para concorrer com órgãos públicos na licitações da área. Tal mudança acarretará na atração de investimentos para o setor, universalização do serviço, valorização ambiental para a economia turística, entre outros. (Argumentação limitada. Explore mais o argumento apresentado)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Vale ressaltar, também, que (Vírgula) de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), diversas doenças são proliferadas em decorrência da falta deste serviço (Especifique-as). Com a privatização do setor, os investimentos da iniciativa privada garantiriam que praticamente 100% da população tenha acesso à água potável e tratamento de esgoto. Tal medida garante que o governo deixe de gastar milhões com internações por diarreia, segunda maior causa de mortes em crianças abaixo de cincos anos de idade, segundo a Unicef (Desenvolva a sigla)(Argumentação limitada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em virtude dos fatos mencionados, é extrema a necessidade da privatização do saneamento básico, dado os expostos de que haveria melhora em contas públicas e na saúde da população. Esse resultado só se dá como concluído com a presença do Estado brasileiro em privatizar o serviço, tendo como exemplo o Chile, em que o serviço cobre mais de 90% da população. Só assim esse direito, presente na Constituição, se forma (Substitua essa palavra) eficiente. ​​​​​​​(Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento, de modo a evitar uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200