Privatização: uma escolha inadequada - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 02/08/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A privatização do saneamento básico no Brasil ganha destaque nas discussões atuais em decorrência de um Projeto de Lei (PL) aprovado recentemente pelo Senado, o qual facilita a privatização desse serviço (Melhore a apresentação dessa discussão). Desse modo, torna-se necessário discorrer sobre o conceito e a importância do saneamento básico (Vírgula) e também sobre os problemas envolvendo uma possível privatização. (Não apresenta a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, destaca-se que o saneamento compreende o manejo de resíduos sólidos, a limpeza urbana, o tratamento de esgoto e o fornecimento de água. Assim, evidencia-se a importância desse serviço indispensável à vida dos indivíduos. Entretanto, a falta de verbas e investimentos por parte da administração pública faz com que parte da população não tenha acesso a ele. Foi a partir do reconhecimento dessa problemática que justificou-se a aprovação do PL, fazendo com que empresas privadas possam atuar nesse setor. (Argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Todavia, a privatização de serviços básicos e essenciais ocasiona o surgimento de mais complicações. Entre elas, menciona-se a cobrança de altas tarifas pelo fornecimento dos serviços, uma vez que empresas privadas visam a obtenção do lucro (Apresente dados). Por esse motivo, a prestação poderá não incluir famílias mais carentes, já que estas não terão condições de pagar pelos altos preços praticados. Além disso, as companhias dificilmente se instalarão em locais afastados e remotos, pois estes não oferecem grande lucratividade, fazendo com que os moradores dessas regiões não recebam o tratamento de água e esgoto. (Argumentação limitada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Por fim, uma solução para tais problemas seria a reestatização do saneamento básico em locais em que o setor privado já é responsável pela disponibilização do serviço. Logo, é necessária a intervenção do poder público com o intuito de proteger os interesses e necessidades de todos os cidadãos, os quais dependem desses serviços para sua sobrevivência. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento, evitando uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200