Saneamento básico no Brasil

Banco de Redações

Tema: Privatização do saneamento básico

Redação enviada em 02/08/2020

PUBLICIDADE

Muito se discute sobre a privatização do saneamento básico no Brasil (Vírgula) principalmente, (Sem vírgula) porque existem algumas regiões que não têm água tratada e esgoto que passou por tratamento de limpeza.Dentre outros fatores relevantes: a população periférica é a qual mais se concentra a falta de serviços sanitários desencadeando (Melhore a construção de sentido) problemas sociais e ambientais. (Reestruture as discussões apresentadas e formule a tese)

(Reveja elementos coesivos) Tendo em vista esses aspectos (Vírgula) alguns estados diretamente localizados em favelas, áreas rurais e periferias não tem instalações para o abastecimento de água (Cuidado ao generalizar),os tratamentos dos serviços de utilidades públicas são precários.Em decorrência desses prejuízos os níveis de doenças transmissíveis pela água são elevados acarretando grandes desafios para o sistema de saúde publica. (Discussões limitadas. Reestruture e explore mais os argumentos)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a falta de saneamento urbano possibilita problemas sociais com o descarte dos esgoto nas ruas e nos rios ocasionando poluição, enchentes e desastres ambientais.Muitos projetos foram discutidos no governo pelo sistema legislativo e uma dessas propostas foi a de privatização do serviço de saneamento básico, que trouxe divergências de opiniões pelo fato de que se realmente essas empresas irão prestar os serviços nos lugares mais desfavoráveis do território nacional (Melhore a construção de sentido), (Ponto final) Entretanto o fato é que, (Sem vírgula) para uma melhor qualidade de vida para os cidadãos brasileiros é necessário uma infraestrutura básica nos recursos essenciais de utilidade sanitária (Vírgula) um requisito básico que deveria ser prioridade de investimento em todo país. (Argumentação limitada. Reestruture)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, a privatização do saneamento básico viabiliza um desenvolvimento social e cuidados ambientais .A venda desse setor teria que ter como finalidade o compromisso um documento com medidas e leis obrigatórias de serem cumpridas que os municípios mais desprivilegiados dos serviços de saneamento receberiam estruturas necessárias e abastecimento de água potável para todos indivíduos que ali residem.Esses problemas de limpeza e higienização urbana têm que discutidos pela sociedade e cobrada dos órgãos competentes para que hajam soluções que possam sanar esses embates que afetam todos os habitantes do Brasil. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)

Comentários do corretor


As discussões foram exploradas de modo limitado. Elabore um projeto de texto para melhorar a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES