Saneamento básico no Brasil

Banco de Redações

Tema: Privatização do saneamento básico

Redação enviada em 01/08/2020

PUBLICIDADE

A Constituição brasileira de 1988 garante os direitos básicos e inalienáveis à população, por isso ficou conhecida como Constituição Cidadã. Entretanto, ao analisar a privatização do saneamento básico, percebe-se que, na realidade brasileira, os ideais da Carta Magna não são cumpridos, e procura-se entender como a postura do governo e a crescente urbanização corroboram para potencializar o problema. (Não formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Sob esse viés, é lícito postular a postura do governo como impulsionadora desse revés. Nesse contexto, o filósofo Thomas Hobbes afirma que "a função do Estado é garantir o bem-estar social". No entanto, na prática, nota-se o oposto dos ideais de Hobbes, uma vez que o Estado não investe em projetos que solucionem a problemática (Cuidado com esse tipo de afirmação), de modo a contribuir para o aparecimento de doenças, afetando a saúde da sociedade. (Explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, outro fator a ser salientado é a crescente urbanização. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 4,5 bilhões de pessoas não têm acesso a uma coleta de esgoto. Nesse sentido, vê-se que esse alto número se deve ao fato de que a crescente urbanização não foi acompanhada por uma infraestrutura, o que gerou a exclusão social das zonas periféricas, que não tiveram um planejamento adequado de saneamento. (Argumento pertinente, no entanto foi desenvolvido de modo limitado)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Logo, constata-se que o saneamento básico é um tema relevante e que carece de soluções. Portanto, o Governo Federal (Boa. Apresenta o agente), como instância máxima da administração executiva (Boa. Faz o detalhamento do agente), deve ampliar a rede de coleta de esgotos e de acesso à água potável, abrangendo as comunidades carentes, por meio de um plano de melhora na infraestrutura das cidades, a fim de conter o avanço de doenças e para que todos os cidadãos tenham acesso a um saneamento básico de qualidade. Tal medida visa combater o impasse de forma precisa e democrática. ​​​​​​​(Excelente! Apresentou a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Ótimas discussões, no entanto foram pouco exploradas. No mais, mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     850


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES