Pós e contras da privatização do saneamento básico no Brasil. - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 01/08/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O livro ''A República'' (Vírgula) de Platão (Vírgula) retrata a fórmula para uma sociedade ideal, livre de injustiças e harmônica. No entanto, é evidente que aquilo que o filósofo prega não se aplica na contemporaneidade, uma vez que a privatização do saneamento básico levanta intensas discussões entre os civis brasileiros. Sendo assim, a alarmante falta da democratização da infraestrutura sanitária e a condenável incidência de desigualdades sociais são as responsáveis pela perpetuação desse quadro negativo do século XXI. (Boa. Formula a tese)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é válido ressaltar que a terrível ausência de integração dos compatriotas impulsiona a deletéria questão. De acordo com os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) (Vírgula) aproximadamente 17% da população carece desse recurso profilático e menos de 50% do esgoto é tratado no Brasil, sobretudo, a saúde pública diminui e a produtividade dos indivíduos cai. Nesse sentido, é deplorável que em uma democracia ainda se sustente tamanho empecilho higiênico e a hipótese de concretizar-se a privatização desse setor com a venda da empresa estatal para os empresários na esperança de que eles, por sua vez, resolvam os déficits desse serviço. (Discussões pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, é relevante salientar que o desnivelamento entre as classes sociais acarreta fortemente na divergência de opiniões sobre o assunto. Segundo o pensador John Locke: ''as leis foram feitas para os homens e não para as leis''. Nesse contexto, Locke afirma que a legislação não foi criada sem um propósito social, porém, (Sem vírgula)  o Poder Legislativo não tem efetivado a Lei Federal 11.445 que prevê o direito ao acesso igualitário as condições de salubridade, fazendo com que o plano de privatização seja defendido pelas classes abastadas que creem na vantagem econômica e a outra vertente, (Sem vírgula) critica tal planejamento, contestando a condição desfavorável que as periferias se enquadram, sofrendo com o aumento do preço da conta de água. (Discussões pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas cabíveis precisam ser tomadas para resolver o entrave. Dessarte, urge a Câmara dos Deputados (Boa. Apresenta o agente) o dever de reunir os mais de 500 deputados para as sessões de discussões acerca da privatização do saneamento básico, por intermédio da votação que será transmitida ao vivo pela televisão (Vírgula) visando que os patriotas acompanhem o processo realizado pelos seus representantes, a fim de que uma solução seja encontrada e as instalações sanitárias melhorem, como também atendam a todos. (Ideias fragmentadas) Bem como a máxima de Platão será concretizada na sociedade nacional. ​​​​​​​(A proposta está incompleta)

Comentários do corretor


Boas discussões, no entanto precisam ser mais exploradas, evitando uma argumentação expositiva. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200