De acordo com um levantamento feito pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, cerca de 35 milhões de brasileiros ainda não têm acesso à água tratada. E apenas 45% do esgoto produzido no paÍs passa por tratamento. Dessa forma, a privatização surge como uma possível solução para esta problemática que vem há anos sendo negligenciada pelo estado. (Não formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Precipuamente, há os que defendem a desestatização desse serviço sob a alegação de que, uma vez feita, esta seria capaz de levar água e esgoto a todos os cidadãos e universalizar esse serviço no Brasil.. (Ponto final) Ainda mais, (Sem vírgula) melhorar a qualidade, reduzir despesas e gerar recursos para o Estado. (Melhore a progressão de ideias. Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Todavia, de acordo com o novo marco do saneamento básico, as empresas poderiam atuar por blocos, o que configuraria em áreas mais rentáveis e menos rentáveis. Fato esse, (Sem vírgula) que atingiria diretamente os mais pobres, que são justamente os que mais necessitam desse serviço. Isso porque, tendo em vista que as companhias privadas visam principalmente o lucro, estas dificilmente prestariam os mesmos serviços a todos os cidadãos, visto que (Diversifique os conectivos) os que moram em cidades e regiões carentes demandariam mais investimento. (As discussões precisam ser mais exploradas)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, apesar de medidas serem necessárias para resolver o problema, a privatização não é uma delas. O ideal é que o Governo Federal (Boa. Apresenta o agente) destine mais verbas a esse setor e que os prefeitos sobre a fiscalização dos vereadores deem a correta destinação a esse dinheiro, a fim de que um plano municipal de tratamento de água e esgoto seja universalizado em todos os cantos dos municípios. (A proposta de intervenção não está completa)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando uma abordagem limitada do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |