Privatização do saneamento básico - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 01/08/2020

Status:

Corrigida
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De acordo com um levantamento feito pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, cerca de 35 milhões de brasileiros ainda não têm acesso à água tratada. E apenas 45% do esgoto produzido no paÍs passa por tratamento. Dessa forma, a privatização surge como uma possível solução para esta problemática que vem há anos sendo negligenciada pelo estado. (Não formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Precipuamente, há os que defendem a desestatização desse serviço sob a alegação de que, uma vez feita, esta seria capaz de levar água e esgoto a todos os cidadãos e universalizar esse serviço no Brasil.. (Ponto final) Ainda mais, (Sem vírgula) melhorar a qualidade, reduzir despesas e gerar recursos para o Estado. (Melhore a progressão de ideias. Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Todavia, de acordo com o novo marco do saneamento básico, as empresas poderiam atuar por blocos, o que configuraria em áreas mais rentáveis e menos rentáveis. Fato esse, (Sem vírgula) que atingiria diretamente os mais pobres, que são justamente os que mais necessitam desse serviço. Isso porque, tendo em vista que as companhias privadas visam principalmente o lucro, estas dificilmente prestariam os mesmos serviços a todos os cidadãos, visto que (Diversifique os conectivos) os que moram em cidades e regiões carentes demandariam mais investimento. (As discussões precisam ser mais exploradas)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, apesar de medidas serem necessárias para resolver o problema, a privatização não é uma delas. O ideal é que o Governo Federal (Boa. Apresenta o agente) destine mais verbas a esse setor e que os prefeitos sobre a fiscalização dos vereadores deem a correta destinação a esse dinheiro, a fim de que um plano municipal de tratamento de água e esgoto seja universalizado em todos os cantos dos municípios. ​​​​​​​(A proposta de intervenção não está completa)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando uma abordagem limitada do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200