Obstáculos do ensino virtual - Banco de redações


Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 20/07/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Educação democratizada, menor taxa de evasão escolar e melhor domínio tecnológico são potencialidades da Educação a Distância (EAD) que possibilitam o progresso da qualidade de ensino brasileiro. Apesar de todas essas perspectivas, observa-se, no Brasil, a perpetuação da exclusão social através da exclusão digital e a precariedade na qualidade de ensino como os principais desafios da consolidação do EAD. (Boa. Apresenta a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Entre os principais fatores da deficiência das plataformas virtuais, em primeira análise, nota-se a desigualdade social. Em 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que o acesso à internet é um direito humano do século XXI. Na realidade brasileira, entretanto, uma grande parcela da população não tem alcance a esse meio, (Sem vírgula) devido à limitação financeira. Adicionalmente, Manuel Castells, sociólogo espanhol, em sua obra “A sociedade em rede”, as relações sociais , atualmente, se dão em redes. Nessa perspectiva, observa -se que a exclusão digital se converte em, (Sem vírgula) social. (Melhore a progressão de ideias)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale postular que a precária qualidade escolar tradicional compromete, também, a didática remota. Segundo Edgar Morin, educador e filósofo francês, nas universidades e escolas deve-se educar para a complexidade, ou seja, os docentes devem ser preparados para ensinar as mais diversas áreas do conhecimento para os discentes. Entretanto, muitas vezes, o aluno não é bem preparado, haja vista a qualidade da educação. (Desenvolvimento limitado)

(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, nota-se que o EAD ainda apresenta obstáculos para desenvolver todas as suas perspectivas. Nesse viés, para que todos os cidadãos brasileiros tenham acesso a essa modalidade educacional, é necessário que o governo (Boa. Apresenta o agente) disponibilize internet a todos os estudantes, por intermédio de chips ou de locais com acesso à internet garantido. Espera-se (Vírgula) com isso, que os direitos assegurados pela ONU em 2011 sejam cumpridos. (Proposta de intervenção incompleta)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto foram pouco exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200