De acordo com o art.6º (Vírgula) da Constituição Federal Brasileira de 1988, a educação é dever do estado e direito da população. No entanto, com o surgimento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as aulas presenciais foram suspensas. Dessa forma, a modalidade a distância é implementada para assegurar no que diz respeito ao artigo 6º dos direitos sociais. Contudo, surge o desafio das desigualdades sociais onde (Reveja pronomes relativos) muitos jovens não têm sequer acesso à internet; bem como ambientes desfavoráveis para o estudo. (Apresente a tese com mais clareza)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) "Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda." A declaração do filósofo e escritor brasileiro Paulo Freire, (Sem vírgula) nos permite refletir sobre como é importante o acesso à educação como principal meio de mudança. Infelizmente (Vírgula) segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, onde a renda dos mais pobres caiu mais de 3% e dos mais ricos aumentou mais de 8% em 2018. (Melhore a progressão de ideias. Explore mais os dados apresentados)
(Boa estratégia coesiva) Além do problema de mal distribuição de renda, o que impossibilita a disponibilidade de internet (Vírgula) e até mesmo aos equipamentos necessários para o seu uso como o celular ou computador, muitas vezes os alunos não têm um ambiente confortável e silencioso para realizarem suas atividades. Tristemente essa é a realidade de muitos jovens que não podem sair de casa devido ao atual cenário de isolamento social. (Abordagem limitada do tema proposto)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que os ideais da educação citado anteriormente por Freire não sejam apenas teoria, mas base para os dias de hoje, se faz necessário que Família e Estado trabalhem juntos. Com o apoio das famílias, os estudantes devem montar horários certos de estudo e evitar supostos desconfortos como excesso de barulho. Assim como os Governantes devem proporcionar mais qualidade de ensino por meio de priorização de verbas em regiões mais carentes com o intuito de amenizar os efeitos das desigualdades. A longo prazo, mais qualificação, e consequentemente melhores salários! (Apresenta um esboço de proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |