O ensino á distância no Brasil. - Banco de redações


Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 20/07/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em sua obra ‘’Cidadãos de Papel’’, o memorável escritor Gilberto Dimenstein disserta acerca da inefetividade dos direitos constitucionais, sobretudo, no que se refere à desigualdade de acesso aos benefícios normativos. Diante disso a conjuntura dessa análise configura-se no Brasil atual, haja vista os desafios enfrentados ao pelo ensino a distância no país. Essa realidade deve -se, essencialmente, em tempos de pandemia e da desigualdade social. (Boa. Apresenta a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) O problema relacionados as pessoas que estudam em instituições públicas têm sido muito comum no Brasil, que várias instituições públicas não ofereçam aulas nesse período de quarentena (Vírgula) que acaba sendo uma situação extremamente preocupante, porque indivíduos que estudam em escolas particulares continuam tendo acesso às vezes normalmente ao ensino de forma remota, outras pessoas de escolas públicas acabam não tendo nenhum acesso (Melhore a apresentação dessa discussão). O art.6º e art. 205º da Constituição Federal fala sobre o direito da à educação que deve ser oferecido de forma igualitária e de forma universal das pessoas em sociedade brasileira (Vírgula) que devido a pandemia muitos indivíduos não estão recebendo a esses recursos. (Melhore a progressão de ideias. Evite uma abordagem superficial)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Muitos professores trabalham na sala de aula por muitos anos de forma tradicional e essas pessoas quando vão diretamente para esse formato digital, elas passam por muito aperto por esse período que deveria existir de adaptação, esses profissionais acabam sendo pressionados a conseguir fazer tudo que é solicitado (Vírgula) muitas vezes em um tempo muito curto e acabam se atolando nos prazos no planejamento das aulas que podem inconscientemente até diminuir muito a qualidade. (Abordagem limitada do tema proposto)

(Boa estratégia coesiva) Portanto , é a possibilidade de que aja uma melhoria ao ensino a distância para que as pessoas consigam usufruir desse tipo de recursos tendo bens tecnológicos, assim como uma internet de qualidade de nos diversas cidades brasileiras que é de fundamental e de necessidade (Melhore a construção de sentido), e barateamento de recursos tecnológicos para os alunos de escolas públicas e se deve ser feito e fornecido pelo próprio Governo Federal, para que as pessoas consigam ter mais acesso à tecnologia e para que seja de fato viável oferecer cursos online para as pessoas que estuda em escola pública (Melhore a apresentação dessa discussão). E o Ministério da Educação deveria oferecer estratégias e auxilia os professores durante essa transição seria necessário que o ministério oferecesse cursos de capacitação tanto aos professores e aos profissionais. (Problemas na construção de sentido)

Comentários do corretor


As discussões foram desenvolvidas de modo superficial. Elabore um projeto de texto para melhorar a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200