A globalização provocou "o encurtamento das distâncias globais", todavia (Vírgula) como disse o geógrafo Milton Santos, esse processo não chega a todos de igual forma. Tais informações podem ser percebidas claramente durante o atual momento de pandemia da Covid-19 (Vírgula) e principalmente no meio educacional, pois as escolas têm adotado o ensino a distância e esse escancara e intensifica as desigualdades existentes, porque há muitos estudantes no Brasil que não possuem acesso contínuo à internet e porque o EAD (Desenvolva a sigla) favorece a evasão escolar. (Boa. Apresenta a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é importante salientar que nem todos os alunos possuem amplo acesso à web. Um exemplo disso é o caso de uma mãe que, em entrevista à Record Tv, disse que as aulas iriam voltar de forma online, e que ela não sabia como iria fazer para que seus filhos assistissem-as, pois nem ela nem o esposo tinham condições de colocar internet na residência (Melhore a apresentação dessa discussão). A realidade dessa mulher é também a de vários outros brasileiros(as), visto que o país possui, segundo o site Uol, 37,5 milhões de cidadãos em condições de extrema pobreza (Excelente. Apresenta dados). Destarte, conclui-se que a epidemia do novo coronavírus não é a única dificuldade das famílias brasileiras e que se algo não for feito a tecnologia , ao contrário do que afirma o empresário Steve Jobs, que diz que ela move o mundo, moverá as desigualdades. (Melhore o encadeamento das discussões)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, convém ressaltar ainda que o ensino remoto incentiva muitos estudantes a abandonarem os estudos. O documentário " Pro Dia Nascer feliz " (Vírgula) de João Jardim (Vírgula) expõe a realidade de algumas escolas do país, sendo que nas públicas há cenas que mostram muito desinteresse de grande parte dos alunos (Reestruture essa discussão). Entretanto, é mister frisar que a realidade mostrada no filme não é a de todas as escolas públicas, mas a de muitas. Logo, se com professores dentro da sala já era difícil mantê-los concentrados, sem esses docentes a situação pode se agravar e o estudante pode querer abandonar a aprendizagem escolar, que é a porta de entrada para um futuro melhor. (Reestruture as discussões. Evite uma abordagem limitada do tema)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, percebe-se que o ensino a distância é prejudicial a grande parte dos estudantes devido às baixas condições de muitos e ao risco de desistência. A fim de atenuar o problema, o Governo Federal (Boa. Apresenta o agente), instância máxima do poder executivo, (Excelente. Faz o detalhamento do agente) deve tornar gratuito o acesso à internet no Brasil, pois para a Organização das Nações Unidas esse é um direito humano, por meio de um programa nacional (Melhore a progressão de ideias). Ademais , as escolas devem estabelecer prazos para a entrega das atividades distribuídas e procurar meios para incentivar os estudantes a não desistirem de estudar.
Comentários do corretor
Discussões pertinentes ao tema, mas algumas precisam ser reestruturadas com o objetivo de evitar um recorte superficial do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |