Um ano escolar perdido - Banco de redações


Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 20/07/2020

Status:

Corrigida
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Diante o cenário de quarentena no Brasil, cerca de 48,5 milhões de estudantes precisaram interromper as aulas presenciais e iniciar as aulas à distância (Apresente a fonte). Porém, as aulas virtuais não atendem as necessidades de todos, pois, (Sem vírgula) enquanto muitos jovens possuem dificuldades para compreender as aulas, outros não possuem celular ou computador. Isso é um grande problema para a educação e para o ano escolar dos jovens. (Melhore a apresentação das discussões iniciais e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Inicialmente, é notória a diferença entre classes sociais no Brasil, já que a maior dificuldade acerca da educação a distancia é a dos alunos que não possuem computador ou acesso à internet (Apresente dados). Há inclusive casos de jovens que precisam sair de suas casas para encontrar sinal de internet, e assim, (Sem vírgula) poderem assistir as aulas. (Argumentação limitada)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Até mesmo os professores passam por dificuldades para acessar as plataformas, já os alunos passam por dificuldades para entender o conteúdo. Muitos jovens já desistiram de fazer o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) neste ano, já que perderam aulas importantes e não conseguem aprender. (Abordagem limitada do tema proposto)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é importante que o MEC (Desenvolva a sigla), e o governo de cada estado e de cada cidade (Vírgula) ofereçam apoio aos alunos e alternativas de aulas que não precisem de acesso à internet. Também será muito importante passar conteúdo de reforço quando as aulas presenciais voltarem, para tentar recuperar o que foi perdido. ​​​​​​​(Proposta de intervenção incompleta)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema, no entanto foram desenvolvidas de modo limitado. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200