Diante o cenário de quarentena no Brasil, cerca de 48,5 milhões de estudantes precisaram interromper as aulas presenciais e iniciar as aulas à distância (Apresente a fonte). Porém, as aulas virtuais não atendem as necessidades de todos, pois, (Sem vírgula) enquanto muitos jovens possuem dificuldades para compreender as aulas, outros não possuem celular ou computador. Isso é um grande problema para a educação e para o ano escolar dos jovens. (Melhore a apresentação das discussões iniciais e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Inicialmente, é notória a diferença entre classes sociais no Brasil, já que a maior dificuldade acerca da educação a distancia é a dos alunos que não possuem computador ou acesso à internet (Apresente dados). Há inclusive casos de jovens que precisam sair de suas casas para encontrar sinal de internet, e assim, (Sem vírgula) poderem assistir as aulas. (Argumentação limitada)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Até mesmo os professores passam por dificuldades para acessar as plataformas, já os alunos passam por dificuldades para entender o conteúdo. Muitos jovens já desistiram de fazer o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) neste ano, já que perderam aulas importantes e não conseguem aprender. (Abordagem limitada do tema proposto)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é importante que o MEC (Desenvolva a sigla), e o governo de cada estado e de cada cidade (Vírgula) ofereçam apoio aos alunos e alternativas de aulas que não precisem de acesso à internet. Também será muito importante passar conteúdo de reforço quando as aulas presenciais voltarem, para tentar recuperar o que foi perdido. (Proposta de intervenção incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes ao tema, no entanto foram desenvolvidas de modo limitado. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |