Umas das consequências que a pandemia do coronavírus trouxe para o Brasil é a educação a distância (Melhore a apresentação dessa ideia). (Ideias fragmentadas) Medida necessária para que os jovens deem continuidade aos seus estudos em casa. Porém, existem algumas dificuldades enfrentadas por esse sistema no país. Dentre as quas pode-se citar: estudantes com difculdades para acessar os recursos e a preconceituosa percepção social (Boa. Formula a tese). Por isso, convém analisarmos com detalhes essas adversidades.
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Segundo a presidente do sindicato dos professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo. De 3,7 milhões de alunos, somente 1,5 milhões conseguem acessar as aulas (Problemas na construção de sentido). Isso porque muitos deles passam necessidades, não conseguindo adquirir um computador, celular ou até mesmo serviço de internet em sua residência. Expondo ainda mais as desigualdalta desigualdade causadas por falta de recursos financeiros. Devido a esse índice elevado a educação de muitos fica comprometida. (Abordagem limitada do tema proposto)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, algumas pessoas acreditam que somente as aulas presenciais oferecem resultados eficazes e que as virtuais não propocionam o conhecimento necessário aos estudantes. Uma avaliação totalmente equivocada, pois mesmo que os educadores precisem ser competentes. A vontade de aprender e estudar vem do própio aluno e de seu esforço. (Problemas na construção de sentido) Não importa se a aula é presencial ou online.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, quanto a má precepção social é preciso que as pessoas se atentem a qualidade das aulas onlines. (Ideias fragmentadas) E que se preocupem em ajudar seus filhos a compreenderem a matéria. E para resolver a problemática dos alunos não conseguirem acessar os recursos virtuais. Faz-se necessário que o ministro da educação (Boa. Apresenta o agente) forneça outros meios educativos como jornais, revistas, livros. E que esses recursos sejam entregues em bairros com precariedade de recursos virtuais. Para que todos os jovens possam ter a oportunidade de aprender. Que é um direito de todos. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |