No filme "Sociedade dos Poetas Mortos" (Vírgula) de 1989, o professor inglês John Keating introduz métodos de ensino nada convencionais para ampliar o olhar de aprendizado de seus alunos, aliviando-os, assim, da didática metódica e rígida na qual cabiam apenas o professor e o aluno em sala. Comparando com o contexto atual, o filme se faz presente quando retomamos a educação a distância, na qual possibilitou uma nova modelagem de ensino e aprendizado. Porém, no Brasil, a desigualdade digital e a falta de profissionais capacitados à dispositivos EaD mostram-se como um dos principais divergentes ao progresso dessa modalidade educacional. (Boa. Apresenta a tese)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Antigamente, o ensino a distância era realizado por meio de materiais didáticos, rádios e tevês. Com o advento da internet, este passou a ser seu principal espaço e seus recursos tornam-se os computadores, os CDs/ DVDs e as mídias sociais. Com isso, a criação de diversas plataformas digitais como salas de webconferência e aplicativos para estudos viabilizam aos estudantes de diversas instituições educacionais a formação rápida e prática em qualquer modalidade de ensino, sendo que esses alunos fazem seu próprio horário e espaço de estudo (Argumentação muito expositiva). Porém, mesmo com todo esse avanço, mais de 70 milhões de pessoas no Brasil, de acordo com a Folha de São Paulo(2020), sendo maioria das classes D e E apresentam acesso precário ou não têm acesso ao universo cibernético atual. Sem contar que, de acordo com o Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br), 58% dos lares brasileiros não têm computadores. Esse problema se agrava, visto que não tem como promover a universalização do acesso à internet no território nacional, já que o acesso se dá em Banda Larga pela prestação de serviços de telecomunicações em regime privado. Assim, com essa desigualdade digital, estudantes da área rural ou de comunidades carentes apresentam dificuldades em efetuar cursos em modalidades Ead. (Expõe muito, argumenta pouco. Reestruture e delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale complementar que, (Sem vírgula) a relação professor-aluno na modalidade Ead é mediada pelos ambiente virtuais, sendo necessário a capacitação dos profissionais de ensino a essas ferramentas. Porém, grande parte deles começam a trabalhar nessa modalidade, mas não são qualificados, e, de acordo com estudiosos como Toschi (2003), diversos cursos passam a utilizar dos novos meios tecnológicos, porém não instrui ou prepara seus profissionais para o melhor uso dos mesmos (Use quando houver ideia de igualdade). Com isso, a dificuldade de interação faz com que a distância física se aumente ainda mais e, no final, o professor se torne responsável por apenas repassar conhecimento (Vírgula) mas não contribuir para a amplificação do mesmo junto ao aluno. (Abordagem limitada do tema proposto)
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que é necessário adotar medidas públicas para vencer esses desafios presentes no ensino a distância no Brasil. Visto isso, é de grande importância que o Governo Federal (Boa. Apresenta o agente), por meio da instalação de telecentros, amplie o acesso à internet e aos dispositivos tecnológicos nas áreas rurais e nas comunidades carentes, com a finalidade de promover a inclusão digital a todos. Vale ressaltar, também, que cabe ao Ministério da Educação instruir seus profissionais sobre o melhor uso das plataformas digitais e dos aparatos tecnológicos, por meio de cursos e métodos de capacitação, a fim de que, assim, fomente uma educação de qualidade caracterizada pela boa interatividade e pelo bom acompanhamento pedagógico. Com isso, a educação a distância se efetuará progressivamente no país e contribuirá para seu desenvolvimento.
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Delimite as ideias. Explores mais os argumentos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |