Segundo o filósofo Immanuel Kant: "o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." (Reveja a citação) Contudo, ao analisarmos os desafios para a educação a distância no Brasil, percebe-se que alguns obstáculos devem ser superados. Entre os fatores relacionados a essa problemática destacam-se a passividade governamental e a falha no âmbito educacional. (Boa. Formula a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, vale ressaltar a omissão das autoridades como perpetuadora do entrave. De acordo com Steve Jobs: "a tecnologia move o mundo". Porém, ao contrário do que diz o inventor os recursos tecnológicos são tratados como vilões nas salas de aula (Melhore a construção de sentido), o que dificulta a adaptação dos alunos aos estudos em plataformas digitais, já que geralmente são usados pelas pessoas como uma ferramenta de diversão. (Abordagem limitada do tema)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a falha no sistema de educação também corrobora o impasse. Isso porque o investimento em computadores e tablets é mínimo, além de existir pouco interesse na capacitação de professores ao uso dessas tecnologias (Vírgula) forçando-os a continuar com os meios de ensino antigos e ultrapassados (Melhore a apresentação dessa discussão). Dessa forma, a educação a distância passa a ser limitada aos estudantes que possuem materiais próprios o que (Vírgula) de acordo com dados do G1, não chega a 50% nas escolas públicas. (Discussões desenvolvidas de modo limitado)
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que o Governo Federal (Boa. Apresenta o agente), no papel de Ministério da Educação, invista em material tecnológico adaptando as escolas ao uso e também na capacitação de professores por meio de cursos com o fito de levar educação de qualidade a todos para então, buscarmos a sociedade do futuro.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando uma abordagem superficial do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |