A Educação a Distância (EAD) é uma estratégia de ensino que utiliza das novas tecnologias de informação e comunicação para educar sem ter a necessidade de o aluno estar presente na sala de aula. No entanto, no Brasil, há parcelas da população que, infelizmente, não conseguem usufruir desse método educacional. Tal problemática se dá, principalmente, por essas classes não terem acesso tanto à internet quanto a instrumentos para usá-la, dois elementos que, hodiernamente, são fundamentais para aproveitar dessa pratica de ensino no país. (Boa. Apresenta a tese)
(Boa estratégia coesiva) Inicialmente, é imprescindível ressaltar que a inclusão social é um direito da humanidade proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Posto isso, observa-se uma clara ineficiência do Estado brasileiro em assegurar tal benefício, haja vista que, consoante ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 30% dos brasileiros não têm acesso à internet. Destarte, se compreende a exclusão desse grupo no aprendizado virtual, o que demostra um grande percalço a essa modalidade de ensino. (Discussões pertinentes, no entanto foram pouco exploradas)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, os abusivos preços dos meios que possibilitam o ingresso ao círculo digital -computadores, celulares, “tablets” etc. – representam um obstáculo à democratização da educação a distância no país. Segundo estimativas da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), mais da metade das famílias da nação vivem com apenas 400 reais por mês. Neste viés, percebe-se que essa majoritária parcela tem dificuldade em arcar com os excessivos valores desses instrumentos, portanto acaba incapacitada de usufruir tanto espaço virtual quanto das atividades disciplinares proporcionadas nesse ambiente. (As discussões precisam ser mais exploradas)
(Boa estratégia coesiva) Conclui-se, assim, ser imperativo que haja medidas para acessibilizar o ensino a distância. A fim de aumentar o alcance da prática do EAD e não depender da internet para realizá-lo, o Ministério da Educação (Boa. Apresenta o agente), (Sem vírgula) deve mobilizar aulas das mais diversas áreas do conhecimento e disponibilizá-las à sociedade por meio dos canais televisivos (TV Cultura, TV Senado, Canal Futura etc.). Dessa forma, mais brasileiros poderão usufruir da educação, mesmo que fora da sala de aula.
Comentários do corretor
Discussões pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 850 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |