A nova onda de desafios na educação brasileira - Banco de redações


Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 20/07/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A pandemia do novo corona vírus coronavírus gerou a necessidade de uma mudança nas rotinas: o isolamento social passou a fazer parte do dia a dia da maior parte dos humanos ao longo do planeta, e (Vírgula) com isso, alternativas para as atividades diárias tiveram que ser elaboradas. No setor da educação, a única opção viável foi o ensino a distância, que a priori parece funcionar como uma ótima possibilidade para atender aos calendários escolares, porém, quando colocado em análise, os furos desse sistema passam a serem vistos (Melhore a apresentação dessa discussão). Logo, sabe-se que nas atuais condições, o ensino a distância resta (Reveja a seleção lexical) como uma das únicas opções para a educação, contudo, é fato de que as desigualdades vividas pela população no Brasil não deixam de agir quando se trata do ensino e (Vírgula) portanto, mais uma vez, aqueles que já se encontram marginalizados, (Sem vírgula) são obrigados a continuar por fora do acesso ao conhecimento. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Para que o acesso as aulas online seja possível, é necessária a existência de um aparelho digital e uma conexão de rede estável, porém, segundo uma pesquisa publicada na plataforma G1, quase 40% dos alunos de escola pública não têm computador ou tablet em casa, ficando restrito o uso para celulares; além disso, outros fatores como a ausência de um ambiente tranquilo para a realização de tarefas em casa, a dificuldade de se adaptar a uma nova rotina e de absorver o conteúdo proposto também afeta os estudantes. (Abordagem limitada. Reestruture e explore mais as ideias)

(Boa estratégia coesiva) Além dos alunos, os profissionais também enfrentam dificuldades; sem preparo prévio algum, (Sem vírgula) tiveram que adaptar as produções e exibições de aulas para plataformas online antes nunca trabalhadas (Melhore a apresentação dessa ideia), e ainda lidar com os mesmos problemas envolvendo aparelhos e conexão que os alunos. A falta de domínio em ministrar aulas em meios digitais ainda acabou por comprometer a clareza dos conteúdos explicados em aula, e os pais e responsáveis, muitas vezes com pouca escolaridade, se viram sem a opção de ajudar seus filhos no aprendizado. (Abordagem superficial)

(Boa estratégia coesiva) Logo, o ensino a distância instaurado no Brasil surgiu como uma alternativa para atender as necessidades escolares no país, porém, devido a falta de preparo e a ausência de recursos para todos os profissionais e estudantes, (Sem vírgula) toda a prática passou a sofrer por problemas que tornam o ensino, principalmente público, ainda mais atrasado e falho. ​​​​​​​(Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200